6 — Pesquisa 2 — Pesquisar objetivos, pautas atuais, principais conquistas e representantes do movimento negro no Brasil e no mundo. — Pesquisa sobre pessoas que lutaram pelos direitos dos negros no Brasil e no mundo. 7 — Pesquisa 3 — Pesquisar a importância da cultura negra no Brasil atual; — Pesquisar personalidades negras ou mestiças na História do Brasil; — Pesquisar sobre as populações descendentes dos quilombos (quilombolas). 8 — Análise de Músicas Procure músicas que tratam sobre a questão das desigualdades raciais e analise. 9 — Análise de vídeos Procure filmes ou documentários que tratam sobre a questão das desigualdades raciais e analise. Sugestões: "Vista minha pele", "Pantera Negra", "Todo mundo odeia o Cris", "Corra", "Um maluco no pedaço".
Respostas
Resposta:
O movimento negro começou a surgir no Brasil durante o período da escravidão. Para defender-se das violências e injustiças praticadas pelos senhores, os negros escravizados se uniram para buscar formas de resistência.
O que o movimento negro busca hoje
Entre as reivindicações do movimento hoje em dia está a compensação por todos os anos de trabalho forçado e à falta de inclusão social após esse período; a falta de políticas públicas destinadas a maior presença do negro no mercado de trabalho e nos campos educacionais.
Representantes do movimento negro
São vários os líderes do Movimento Negro no Brasil e no mundo. Entre os principais, podemos citar:
Zumbi dos Palmares (Brasil);
José do Patrocínio (Brasil);
André Rebouças (Brasil);
João Cândido (Brasil);
Nelson Mandela (África do Sul);
Amelia Boynton Robinson (Estados Unidos);
Angela Davis (Estados Unidos);
Bayard Rustin (Estados Unidos);
James Bevel (Estados Unidos);
James Meredith (Estados Unidos);
Malcolm X (Estados Unidos);
Martin Luther King Jr. (Estados Unidos);
Mumia Abu-Jamal (Estados Unidos);
Rosa Parks (Estados Unidos);
W. E. B. Du Bois (Estados Unidos).
Explicação:
6) Um dos movimentos negros atuais utiliza o lema "Black Lives Matter". Em português, significa "Vidas negras importam".
Esse movimento esteve muito presente nos Estados Unidos, depois do assassinato de um homem negro chamado George Floyd. Esse homem foi morto asfixiado. Isso aconteceu após uma abordagem de um policial branco. Floyd foi brutalmente assassinato depois de ficar por mais de oito minutos nos joelhos imobilizado nos joelhos do policial. Ele já estava algemado e deitado no chão.
Após esse acontecimento, vários protestos utilizaram o lema "Black Lives Matter". Isso ocorreu nos Estados Unidos e foi seguido em muitos outros países, até mesmo no Brasil.
Este lema foi criado por estas ativistas: : Alicia Garza, Patrisse Cullors e Opal Tometi.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/30032803
7) Esta questão versa sobre três aspectos: importância da cultura negra no Brasil atual, personalidades negras ou mestiças na História do Brasil e populações descendentes dos quilombos (quilombolas).
Em primeiro lugar, é necessário pensar que o movimento negro faz com que a população negra se sinta mais forte e representada. Quando ocorre um ato considerado racista, esses movimentos apoiam a vítima de diversas formas. Em muitos casos, se não fossem esses movimentos, a ação preconceituosa ficaria oculta. Dessa forma, tais entidades são relevantes não apenas para denúncia, mas também para apoiar a vítima.
Podemos citar inúmeras personagens negras. Citarei aqui Machado de Assis, que era pardo. Teve uma grande influência na literatura nacional- talvez seja o escritor mais conhecido do nosso país. Apesar disso, sua obra não foi centrada na temática racial.
Infelizmente, em relação ao terceiro tópico, podemos afirmar que a população quilombola é muito desassistida. Em vários momentos, são citadas em políticas públicas apenas quando algo é feito com outras minorias. De forma geral, os quilombolas não possuem representatividade na sociedade de forma geral. Nem mesmo os livros didáticos valorizam a sua vasta cultura.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/30357986
8) Em relação a músicas que trabalham a questão das desigualdades raciais, podemos citar a canção de Chico César, " Mama África". Neste texto, a África remonta aos negros e afrodescendentes. É feita uma associação aos povos africanos, que foram escravizados. Além disso, o texto indica que os negros ainda são vítimas de preconceito e sofrem os efeitos da desigualdade social.
Estes versos confirmam isso: "Mama África /A minha mãe/É mãe solteira /E tem que /Fazer mamadeira /Todo dia /Além de trabalhar /Como empacotadeira /Nas Casas Bahia. (...)Mama África, tem /Tanto o que fazer /Além de cuidar neném /Além de fazer denguim ".
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/31741263
9) O seriado "Todo mundo odeia o Cris" trata da temática racial, pois indica diferentes circunstâncias nas quais ocorre o preconceito racial.
O protagonista é vítima de preconceito até mesmo na escola. Sua professora não acredita no que ele diz. Para ela, o menino não conhece o pai e mente quando fala que mora com ele. Além disso, a educadora acredita que Rochelle Rock - a mãe de Cris - é uma drogada. Todo este quadro mental é feito sem ao menos conhecer a família do garoto. São suposições feitas a partir da cor da pele do menino.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/16786085
BONS ESTUDOS!