1. Cite os motivos que provocaram o aumento da população urbana do Brasil, a partir da década de 1930?
2. Cite os motivos para ter maior população rural nas primeiras décadas do século XX?
3. Dê o significado dos termos abaixo:
a) Urbanização
b) Êxodo Rural
c) Favelização
d) Centro Urbano
e) Revolução Verde
f) Rede Urbana
g) Hierarquia Urbana
h) Metrópole.
i) Conurbação
j) Megalópole.
k) Cidade Global
l) Capital regional
m) Centro Regional
4. Quais os motivos para o rápido crescimento da população brasileira?
5. Quais as principais consequências do rápido crescimento da população:
Respostas
Resposta:
1- a partir da década de 1930, o país começou a industrializar-se, como o trabalho no campo era duro e a mecanização já provocava perda de postos de trabalho, grande parte dos trabalhadores rurais foram atraídos para as cidades com intuito de trabalhar no mercado industrial que crescia. Esse êxodo rural elevou de forma significativa o número de pessoas nos centros urbanos.
2- A ocorrência da crescente população em áreas rurais se deve ao grande mercado consumidor de produtos agrícolas e pelos auto lucros aos produtores d e produtos oriundos do campo, outro fato é que na época a industria ainda estava se desenvolvendo e a urbanização estava em sua etapa inicial portanto era mais lucrativo.
3- a- Urbanização é o crescimento das cidades, tanto em população quanto em extensão territorial. É o processo em que o espaço rural transforma-se em espaço urbano, com a consequente migração populacional do tipo campo–cidade que, quando ocorre de forma intensa e acelerada, é chamada de êxodo rural.
b- Êxodo rural é o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos.
c- Favelização no Brasil é um processo muito comum que ocorre, tal qual nos países em desenvolvimento, devido ao acelerado crescimento (desordenado) associado aos problemas de planejamento e má gestão dos espaços urbanos, o que resulta na segregação urbana enquanto um reflexo da exclusão social.
d-Entende-se por centro urbano a região mais ativa de uma cidade, onde se concentra a atividade comercial e financeira. Como exemplos de centros urbanos, podem ser citados: Centro; Centro; Centro; Centro; Zona Central de São Paulo
e- Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.
f- Rede urbana é o conjunto de cidades ou centros urbanos que estão articulados territorialmente e que estabelecem diferentes relações entre si. As redes urbanas são formadas por cidades de diferentes tamanhos e níveis de desenvolvimento e estão interligadas devido ao fluxo de pessoas, bens e serviços.
g-hierarquia urbana é a escala de subordinação entre as cidades, geralmente da seguinte forma: as pequenas cidades que existem aos milhares, que se subordinam as cidades médias, que existem em número menor que as pequenas cidades, estas, as cidades médias, que se subordinam às cidades grandes.
h-Metrópole, do grego metropolis, é o termo empregado para se designar uma cidade que polariza uma complexa rede de municípios, exercendo influências de ordem econômica, política e sociocultural
i-URBANISMO•PLANEJAMENTO URBANO
extensa área urbana formada por cidades e vilarejos que foram surgindo e se desenvolvendo um ao lado do outro, formando um conjunto.
j- megapole grande é importante cidade.
região densamente povoada, constituída de uma grande metrópole ou de diversas cidades, sem zonas rurais a intermediá-las
k- Cidade global é uma cidade considerada um lugar importante no sistema econômico global. O conceito vem dos estudos urbanos e da geografia e se assenta na ideia de que a globalização criou.
l-Capital regional: exerce uma grande influência e abriga vários centros regionais, porém seu domínio se limita à fronteira estadual.
m- Centro regional é uma cidade que possui influência econômica, política, cultural ou social, sobre uma determinada região. Em sua maioria, são cidades médias, com população de 100 a 500 mil habitantes, apesar de existirem cidades grandes (com mais de 500 mil habitantes), que também recebem o título de centro regional.
4- O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade. ... No curto período de 1991 a 2005, a população brasileira teve um crescimento próximo a 38 milhões de indivíduos.
5- Uma das consequências pode se dar ao fato de que nem todas as pessoas têm uma moradia, ou as necessidas básicas atendidas, e isso se dá também ao crescimento das favelas hoje em dia.
Explicação:
Espero ter ajudado, qualquer dúvida só chamar