Sabemos que o sangue é composto por uma
porção líquida, o plasma, e algumas células e
fragmentos celulares
Com relação ao que chamamos de elementos
figurados do sangue, qual é a principal função dos
glóbulos brancos?
a) Defesa do organismo.
b) Coagulação sanguínea.
c) Transporte de oxigênio.
a) Elininação da glicose.
e) Transporte de nutrientes
Respostas
Resposta: a)
Explicação:
Os glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos, fazem parte do sistema imunológico. Eles defendem nosso corpo contra vírus, bactérias e outras substâncias tóxicas, causadoras de infecções ou outras doenças.
Diferentes tipos de glóbulos brancos estão envolvidos no reconhecimento de invasores nocivos e na criação de anticorpos que protegem o corpo contra a exposição futura de bactérias e vírus.
Os leucócitos são células nucleadas, o que os diferencia dos glóbulos vermelhos (hemácia ou eritrócito) e plaquetas (trombócitos), que também são diferenciados a partir das células tronco já citadas e, junto com os leucócitos, integram os chamados elementos figurados do sangue. Um adulto normal possui entre 3 800 e 9 800 mil leucócitos por microlitro (milímetro cúbico) de sangue.
Têm por função o combate e a eliminação de microrganismos e estruturas químicas estranhas ao organismo por meio de sua captura ou da produção de anticorpos, sejam eles patogênicos ou não.
Eles podem ser classificados por sua estrutura (granulados e hialinos), e pela linhagem com base na diferenciação (mieloides e linfoides).
As características funcionais e físicas levaram a uma classificação dos leucócitos em cinco grandes grupos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos, sendo que o primeiro e o último grupo são constituídos por células fagocíticas. São células que não pertencem intrinsecamente ao tecido sanguíneo, utilizando-o apenas como meio de transporte. Suas origens, funções e morte dão-se em outros tecidos.
Têm a capacidade de atravessar as paredes dos capilares (diapedese), passando a se deslocar nos tecidos conjuntivos mediante a emissão de pseudópodes. Alguns são abundantes na linfa e no sistema linfático.
Espero ter ajudado e bons estudos!