Respostas
Resposta:Também no Peru, o primeiro ataque em grande escala contra o culto diabólico ocorreu em 1560, coincidindo com o surgimento do movimento Taki Onqoy[1], um movimento nativo milenarista que argumentava contra o colaboracionismo com os europeus e a favor de uma aliança panandina dos deuses locais (huacas) para pôr fim à colonização. Os Takionqos atribuíam a derrota sofrida e a crescente mortalidade ao abandono dos deuses locais e encorajavam as pessoas a rejeitar a religião cristã, os nomes, a comida e a roupa recebida dos espanhóis. Também incitavam as pessoas a recusarem o pagamento de tributos e o trabalho forçado imposto pelos espanhóis, e a “abandonarem o uso de camisas, chapéus, sandálias ou qualquer outro tipo de vestimenta proveniente da Espanha” (Stern, 1982, p. 53). Prometiam que se isto se concretizasse, os huacas revividos dariam a volta ao mundo e destruiriam os espanhóis, enviando-lhes doenças, inundações em suas cidades e a ascensão do oceano para apagar todo rastro de sua existência (Stern, 1982, p. 5264
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