1) Quais são os aspectos naturais da Polónia ? (vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc.).
2) Como são os aspectos econômicos e sociais da Polónia (principais atividades produtivas, IDH da população, PIB, qualidade de vida etc.).
4) Conte um pouco sobre a historia Polónia(se já houve alguma guerra, se houve grandes invenções tecnológicas nele, como eram os primeiros povos que habitaram a região onde ele atualmente tem seu território, etc.)
Respostas
1- Resposta:
Vegetação -----》
Florestas de pinheiros é o que mais há, pinheiros para toda parte, pinheiros hoje, pinheiros amanhã, pinheiros sempre! Pinheiros velhos, pinheiros novos, pinheiros perto das cidades e pinheiros longe das cidades, muitos pinheiros! Nunca se viu nada tão pinheirento!
Clima ------》
Predomina na Polônia o clima fodido, de acordo com a aceita classificação climática de Köppen-Geiger, ou seja, grande parte do ano o céu é nublado, ou faz frio e as vezes até neva.
Relevo----》
A maior parte do país tem relevo baixo e plano, mas há montanhas e colinas no sul. Os montes Tatra, na fronteira com a Eslováquia, formam a serra mais alta.
Hidrografia-----》
Os maiores rios são o Vístula (1047 km ou 651 milhas), o Oder que forma parte da fronteira ocidental da Polônia, (854 km ou 531 milhas), seu afluente, o Warta, (808 km ou 502 milhas), e o Bug, um afluente do Vístula, (772 km). O Vístula e o Oder deságuam no Mar Báltico, com muitos deltas na Pomerania.
2- Resposta:
Na economia, a Polônia possui atividades produtivas variadas, que atuam na indústria naval, extração de carvão, aço, energia elétrica, porém a agricultura ocupa um lugar de destaque. Na agricultura os principais produtos são: batata (7° produtor mundial), beterraba (açucareira), trigo, cevada, entre outros cereais;
IDH: 0,872 (Pnud 2019) - índice de desenvolvimento humano muito alto.
PIB (nominal): US$ 590,1 bilhões (ano de 2019 - estimativa).
3- Resposta:
A História da Polônia está enraizada na chegada dos eslavos, que deram origem a uma liquidação permanente e desenvolvimento histórico em terras polonesas.
Após o fracasso do último levante, a nação preservava a sua identidade através de esforços educacionais e do programa chamado ”trabalho orgânico“para a modernização da economia e da sociedade.
A oportunidade para a liberdade só apareceu após a I Guerra Mundial, quando as potências imperiais de particionamento foram derrotados pela guerra e pela revolução.
A Segunda República Polonesa foi criada e existiu de 1918 a 1939.
Foi destruído pela Alemanha nazista e pela União Soviética por sua invasão da Polônia no início da Segunda Guerra Mundial.