Por que a probabilidade de sobrevivência dos descendentes é maior nos animais monagâmicos? Explique.
Respostas
Resposta:
Sobrevivência do mais apto é uma frase que resume um conceito relativo à competição pela sobrevivência ou predominância. Originalmente aplicada por Herbert Spencer no seu livro Principles of Biology (Princípios da Biologia) de 1864, Spencer traçou paralelos entre as suas ideias de economia com as teorias de Charles Darwin sobre evolução por aquilo que Darwin chamava seleção natural.
Embora Darwin tenha usado a frase "sobrevivência do mais apto" como sinónimo de "seleção natural",[1] os biólogos atuais preferem a última expressão. A frase é uma metáfora, e não uma descrição científica.[2]
Os seres vivos vivem em uma constante luta pela sobrevivência devido a uma rede de relações ecológicas. Em sua cadeia alimentar haverá predadores e parasitas para buscar alimento a partir dele e haverá recursos para mantê-lo vivo. Mas nessa cadeia há competidores para concorrer pelo seu alimento, pelo seu habitat e por suas parceiras sexuais e estes exercerão forte influência negativa para diminuir suas chances de sobrevivência.[3] Para isso, os organismos utilizam várias estratégias para vencer a luta pela sobrevivência, desde à multiplicação de seus descendentes desenfreadamente até a disputa acirrada entre indivíduos da mesma espécie, tudo com a finalidade de perpetuar sua espécie.