• Matéria: Português
  • Autor: eduardogomesnunes12
  • Perguntado 6 anos atrás

O livro Vidas Secas de Graciliano Ramos traz uma temática regionalista, característica da geração de 45, geração que é considerada Neo parnasiana, pois buscava um maior equilíbrio para a literatura modernista; e os conflitos vividos pelas personagens em Vidas Secas corroboram para esta característica regionalista do autor. Sob a luz da terceira fase do modernismo, analise estes conflitos comparando-os com os conflitos das diversas personagens do Pré Modernismo como Jeca Tatu, Antônio conselheiro, etc. e após análise destaque trechos da obra, fruto da análise, que embasam sua resposta. *

Respostas

respondido por: Joselittle
3

A obra ''Vidas Secas'', de Graciliano Ramos, e faz parte da segunda fase do Modernismo e é caracterizada como uma prosa regionalista, onde predominam os relatos acerca da vida agrária. A história retrata uma família de retirantes sertanejos em sua jornada, onde o grande conflito e tragédia é a necessidade de um lugar para viver, que não tivesse sido assolado pela seca.

A terceira geração do Modernismo chega em consonância com o fim do estado novo e a redemocratização do país, e os personagens ali retratados vivem conflitos diferentes daqueles da segunda geração do Modernismo, com obras que chegam até mesmo a abordar aspectos psicológicos das personagens, que questionam seu ''eu'' e seu papel no mundo, além de uma forte presença do nacionalismo crítico.

Espero ter ajudado, bons estudos.

Perguntas similares