(UECE) Considere as seguintes afirmações que tratam do ambiente em grandes centros urbanos:
I. O aumento da temperatura em face do adensamento de construções, do asfaltamento de ruas e avenidas e da rarefação ou ausência de vegetação tende a gerar as ―ilhas de calor‖. II. Em geral, a expansão nos grandes centros urbanos brasileiros tem sido realizada em terrenos ambientalmente estáveis e com baixa vulnerabilidade à ocupação. III. Comumente, as áreas de risco à ocupação correspondem aos fundos de vales, topos de morros e vertentes íngremes. IV. Parques, áreas verdes e matas ciliares, contribuem para a melhoria do clima urbano, amenizando os gradientes térmicos.
Está correto o que se afirma em
a) I, II, III e IV.
b) I, III e IV apenas.
c) II
d) I, II e IV apenas. e III apenas.
Respostas
Resposta:
B
Como corretamente descrito no item I, o termo “ilha de calor” está relacionado à concentração de calor nas áreas centrais das grandes cidades em relação à sua periferia, devido ao asfaltamento, ao adensamento de construções, e à ausência de vegetação, que juntos causam a elevação da temperatura.
Conforme afirmado de forma correta no item III, os fundos de vales, os topos de morros e as vertentes íngremes são considerados áreas de riscos por se tratarem de locais sujeitos a inundação e deslizamentos de terra, principalmente em decorrência de chuvas fortes, tornando a vida das pessoas que ali vivem bastante vulnerável.
Como afirmado corretamente no item IV, além de amenizar os impactos causados pela densidade de edifícios e pela impermeabilização dos solos (asfaltamento), diminuindo a temperatura média local, o reflorestamento e a ampliação de áreas verdes em centros urbanos contribuem para uma melhor qualidade do ar e para a redução do escoamento superficial da água, que leva a ocorrência de enchentes e inundações.
Explicação: