• Matéria: Português
  • Autor: catherinesouza
  • Perguntado 6 anos atrás

Cite e explique um aspecto aproximativo entre a peça O Marinheiro, de Fernando Pessoa, e o conto O Espelho, de Machado de Assis.

Respostas

respondido por: muawaynegocios
0

Resposta:

Explicação:

*MACHADO DE ASSIS*

Pouco tempo depois de chegar ao sítio, Marcolina saiu de viagem. Aproveitando a ausência dela, os escravos fugiram e Jacobina viu-se sozinho no sítio. Assim, passou os dias perdido nas sombras da solidão e angustiado por ter perdido a sua “alma exterior”, fruto da imagem que os outros faziam dele. Em certo momento ele decide olhar o espelho e percebe que a imagem ali refletida estava corrompida e difusa, assim como a imagem que ele fazia de si mesmo na ausência dos outros.

*FERNANDO PESSOA*

Um quarto que é sem dúvida num castelo antigo. Do quarto vê-se que é circular. Ao centro ergue-se, sobre uma essa, um caixão com uma donzela, de branco. Quatro tochas aos cantos. À direita, quase em frente a quem imagina o quarto, há uma única janela, alta e estreita, dando para onde só se vê, entre dois montes longínquos, um pequeno espaço de mar.

Do lado da janela velam três donzelas. A primeira está sentada em frente à janela, de costas contra a tocha de cima da direita. As outras duas estão sentadas uma de cada lado da janela.

É noite e há como que um resto vago de luar.


catherinesouza: não entendi
catherinesouza: qual a semelhança entre os dois?
muawaynegocios: A semelhança varia pode ser tanto o fato de serem dois ótimos poetas ou o fato dos dois serem grandes escritores da literatura brasileira.
*Bom Essa eh minha opinião mais eh válida para pergunta
Perguntas similares