Texto 1: OS SEGREDOS DA NOSSA CASA Certo dia, uma mulher estava na cozinha e, ao atiçar a fogueira, deixou cair cinza em cima do seu cão. O cão queixou-se: — A senhora, por favor, não me queime! Ela ficou muito espantada: um cão a falar! Até parecia mentira... Assustada, resolveu bater-lhe com o pau com que mexia a comida. Mas o pau também falou: — O cão não me fez mal. Não quero bater-lhe! A senhora já não sabia o que fazer e resolveu contar às vizinhas o que se tinha passado com o cão e o pau. Mas, quando ia sair de casa a porta, com um ar zangado, avisou-a: — Não saias daqui e pensa no que aconteceu. Os segredos da nossa casa não devem ser espalhados pelos vizinhos. A senhora percebeu o conselho da porta. Pensou que tudo começara porque tratara mal o seu cão. Então, pediu-lhe desculpa e repartiu o almoço com ele. Texto 2: O FIM DA AMIZADE ENTRE O CORVO E O COELHO O Corvo era muito amigo do Coelho. Combinaram, um dia, que cada um deles transportasse o companheiro às costas, indo de povoação em povoação, para dar a conhecer às pessoas a amizade que os unia. O Corvo começou a carregar o Coelho. Andou com ele às costas pelas aldeias e a gente, quando o via, perguntava-lhe: – Ó Corvo, que trazes tu aí? – Trago um amigo meu que acaba de chegar de Namandicha. Passou assim com ele por muitas terras. Chegou depois a vez de ser o Coelho a carregar com o Corvo. Ao passar por uma aldeia, os moradores perguntaram-lhe: – Ó Coelho, que trazes tu às costas? – Ora, ora, trago penas, penugem e um grande bico – respondeu, a troçar, o Coelho. O Corvo não gostou que o companheiro o gozasse daquela maneira, saltou logo para o chão e deixaram de ser amigos. (Fonte: Contos Moçambicanos: INLD, 1979 http://www.terravista.pt/Bilene/1494/corvo.html) 3) Qual o ensinamento que os seguintes contos africanos querem trazer aos leitores? a) Texto 1: OS SEGREDOS DA NOSSA CASA * 5 pontos b) Texto 2: O FIM DA AMIZADE ENTRE O CORVO E O COELHO *
Respostas
Resposta:
o segredo de nossa casa: não devemos tratar mal aquém não nos fez nada, isso explica que não é só nos contos mas sim na vida real nós devemos mostrar gratidão aos outros que estão do nosso lado não maltratá-los pelo que não fez, e também nos mostra que os outros não tem culpa pelos nossos erros não devemos obriga-los a colocar contra outras pessoas.
a amizade entre o corvo e o coelho: essa história nos mostra um pouco de reflexão de quando a gente quer ajudar uma pessoa com algo mas ela não pensa da mesma forma e não faz a menor intenção de retribuir (o corvo respondeu para as pessoas da aldeia o que ele havia trazendo que era um amigo mas o coelho não tratou o corvo da mesma forma pelo contrário ele insultou o corvo que estava o ajudando).
Explicação:
espero ter ajudado!!