É possível notar variações no uso da língua entre os recortes de jornal analisados por João?Faça uma comparação entre as formas de escrita das notícias lidas por João (a respeito de sobral e da cidade portuguesa) com uma notícia de um jornal recente de sua região
Respostas
Resposta:
Considerando cada uma das notícias de jornal lidas por João, quais diferenças e semelhanças ele pode estabelecer entre essas duas realidades tão distantes no espaço e no tempo (Sobral, no Ceará de 1920, e Figueira da Foz, em Portugal no ano de 2019)? (1,0) 2. Que elementos de análise, João deve levar em conta ao tomar os jornais como fontes históricas e discursivas? (1,5) 3. É possível notar variações no uso da língua entre os recortes de jornal analisados por João? Faça uma comparação entre as formas de escrita das notícias lidas por João (a respeito de Sobral e da cidade portuguesa) com uma notícia de um jornal recente da sua região
Resposta:
Explicação:
Analisando os textos pode-se notar que apesar da distância física em relação aos locais, ainda que dento do mesmo país, e principalmente no espaço de tempo entre elas. Notamos semelhanças quanto a temática do texto, que aborda o mesmo problema, com relação ao clima e aos danos causados por ele no transporte.
No primeiro com relação a má infraestrutura que traz consequências quando chove no local e no segundo as influências da adversidade climática atinge também no transporte. No entanto, nos dois casos, a população foi afetada de alguma forma; em Sobral, pela falta de alguns itens de alimentação e água e em Coimbra a situação teve implicações como comprometimento da rede elétrica e inundações e desalojamento de pessoas.
Em relação as diferenças entre os dois textos, a principal notada dá-se pela grande diferença da linguagem usada, no primeiro a linguagem e arcaica, e no segundo texto, a linguagem usada é mais atual. È notável também a diferença de ortografia entre algumas palavras mencionadas no texto, como: quilómetro e quilômetro. Apesar das diferenças apresentadas os dois textos são bastante similares.
Em relação aos elementos de analise, como um bom historiador ele deve considerar que a escrita sempre sofre a influência do escritor, assim sendo, deve-se buscar uma análise mais ampla e não deixar que a opinião do autor interfira no acontecimento.
Comparando com uma notícia mais atual e local, pude notar que as semelhanças se dão quanto aos problemas climáticos e os problemas causados por ele, quase sempre são devido as chuvas que podem casar inundações trazendo transtornos para a população.