No começo do século XX, os primeiros refrigeradores passaram a ser vendidos em grande escala e ter aplicações domésticas. Eles usavam um sistema de absorção, em que o trabalho era o calor da queima de combustíveis fósseis, e os fluidos que atravessavam os componentes do sistema eram, em grande maioria, amônia ou dióxido de enxofre por serem bons condutores térmicos. Por volta da década de 1930, os refrigeradores com sistema de compressão, em que o aquecimento do fluido – trabalho – é feito por um compressor movido a energia elétrica, passaram a ser comercializados. Sabe-se que os refrigeradores de absorção, que tinham coeficientes de performance, eficiência, de até 5,0, tinham de compensar 1,6 kW de calor recebido do ambiente externo, enquanto os refrigeradores a compressão recebem 1,2 kW, ambos de forma espontânea, e que o coeficiente de performance deste último é 4% menor do que o primeiro. Do ponto de vista energético, a troca de modelo foi vantajosa porque os refrigeradores a A. compressão possuem melhor isolamento térmico, diminuindo o gasto energético, apesar da menor eficiência. B. compressão possuem maior potência, o que corresponde a um melhor resfriamento, apesar da menor eficiência. C. compressão realizam mais trabalho sobre o fluido, retirando mais calor da fonte fria, e, por isso, é mais eficiente. D. absorção possuem maior potência, o que corresponde a um maior gasto energético, e, por isso, é menos eficiente. E. absorção rejeitam menos calor para a fonte quente, aumentando a temperatura interna, apesar da maior eficiência.
Respostas
Resposta:
Simulado Bernoulli... Questão 92, letra B
Explicação:
Os refrigeradores a compressão possuem maior potência, o que
corresponde a um melhor resfriamento, apesar da
menor eficiência. Isto é, realizam mais trabalho térmico em determinado intervalo da fonte quente e assim, são mais vantajosos no sistema de resfriamento.
Resposta:
A
Explicação:
Pelo enunciado, entendemos que os refrigeradores de absorção foram substituídos pelos refrigeradores a compressão. Além disso, eles mencionam que os refrigeradores de absorção tinham uma eficiência de 5, enquanto os refrigeradores a compressão tem uma eficiência 5% menor, ou seja, de 4,75. Portanto, a eficiência dos refrigeradores a compressão é menor que a eficiência dos refrigeradores a absorção.
Apesar disso, os refrigeradores a compressão possuem melhor isolamento, já que eles recebem do ambiente externo um calor igual 1,2 kW, enquanto os refrigeradores de absorção recebem um calor igual a 1,6 kW. Ou seja, devido ao melhor isolamento térmico, eles recebem 0,4kW de calor a menos do que o outro refrigerador.
A troca de modelos foi vantajosa justamente por causa do melhor isolamento térmico dos motores de compressão, o que diminuiu de forma efetiva o gasto energético, por mais que esses refrigeradores tenham uma eficiência um pouco menor.
Resposta A.
Perceba que pelo fato de a eficiência do refrigerador de compressão ser menor, a sua potência também é menor e o trabalho gasto para retirar calor da fonte fria é maior. Isso porque a eficiência é dada por:
e = Qf / W
e (menor) = Qf (menor) / W (maior)
e - eficiência
Qf - calor absorvido da fonte fria
W - trabalho gasto para retirar calor da fonte fria
Se o calor absorvido da fonte fria é menor, a potência do refrigerador também é menor:
P = Qf / t
P (menor) = Qf (menor) / t