Respostas
Resposta:
O desenvolvimento de Roma proporcionou grandes conquistas, mas também foi marcado por tensões sociais que colocaram em sério risco o regime republicano. Impossibilitados de resolver todos os problemas, a classe patrícia começou a perder seu prestígio político para os vitoriosos generais que controlavam o exército. Ao tomarem para si as dimensões de sua importância e popularidade, alguns generais começaram a ambicionar os cargos de magistratura.
Nessa época, o jovem plebeu Mário alcançou o cargo de general em uma época bastante peculiar. Os romanos sofriam com as invasões dos teutões e cimbros. Paralelamente, as tropas do exército se desgastavam com os conflitos deflagrados contra o reino da Numídia, liderado pelo monarca Jugurta. Visando superar tais dificuldades, Mario reestruturou o exército com a contratação de mercenários. Além disso, recompensou os legionários com salário, espólios e lotes de terra ao fim do serviço militar.
O novo modelo de organização do exército romano transformou os generais em personagens de enorme influência política sob os seus comandados. A responsabilidade de controlar o valor dos salários, espólios e terras a serem distribuídas foi de grande importância para transformar a autoridade militar em instrumento de influência política. Após liderar e vencer essas duas importantes frentes de batalha, Mario conseguiu força política suficiente para ser eleito cônsul.