3Sobre as ligações iônicas, é correto afirmar que:
A-Eles se ligam compartilhando elétrons
B-Eles doam e recebem prótons
C-Ela é baseada na ligação que os gases nobres fazem naturalmente
D-Para que ocorra é necessário um elemento metálico e um não metálico
E-Ocorre com a ligação entre dois cátions ou dois ânions
Respostas
Resposta:
D
Explicação:
As ligação iônicas dependem da diferença de eletronegatividade entre os elementos. Dizemos que uma ligação é predominantemente iônica quando essa diferença é superior a 1,7. A eletronegatividade está dada na tabela periódica e aumenta a partir do Frâncio, elemento menos eletronegativo, subindo e para direita em direção ao Flúor, elemento mais eletronegativo - há exceções a esse procedimento, mas de modo geral é assim.
Além disso, as ligações iônicas só ocorrem entre metais e ametais, embora nem todo metal + ametal forme ligação iônica, apenas esse par consegue ter uma diferença de eletronegatividade para dar caráter iônico ao composto. Portanto, letra D está correta.
Explicando as demais opções:
A) Essa é a definição de ligação covalente.
B) Prótons estão "fixos" no núcleo. Não participam de reações químicas, apenas das reações nucleares.
C) Os gases nobres não estabelecem ligações em condições normais de temperaturas e pressão CNTP, normalmente - são pouco reativos.
E) As ligações iônicas formam cátions e ânions, pois um cátion é um elemento que perdeu ao menos um elétron (é positivo) e um ânio recebeu um elétron (é negativo) e a ligação iônica é justamente isto: elementos eletropositivos dão seus elétrons aos elementos eletronegativos, estabelecem uma ligação por meio, dentre outras coisas, de uma Força Eletrostática. Entretanto, não há ligação entre dois cátions ou dois ânios, já que suas cargas de sinais iguais se repelem.