• Matéria: Química
  • Autor: Marzelin
  • Perguntado 6 anos atrás

Ae rapaziada , preciso de um texto falando o por que investir na criação tratamento de esgoto .

Ele tem que ter as seguintes palavras chaves : microrganismos patológicos e transmissão de

doenças por água contaminada (cite um exemplo de doença), quantidade de oxigênio

dissolvido e morte de peixes, quantidade de água potável no planeta e aumento da

população global.​

Respostas

respondido por: jeansanttos2017
0

Resposta:

Um problema que poderia ser evitado, se as concessionárias de saneamento investissem mais na expansão dos sistemas de tratamento de esgoto e na redução de perdas d´água.

Essa é a opinião do presidente do SINDCON (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), Alexandre Lopes, sobre o assunto.

“Não estamos investindo o necessário para tratar mais esgoto e cumprir as metas de universalização do Plano Nacional de Saneamento Básico”, alerta.

“Além disso, nosso índice de perdas d´água no sistema gira em torno de 38%, ou seja, estamos desperdiçando mais de um terço da água produzida no Brasil antes de ela chegar às torneiras. Se não combatermos essas distorções, a crise hídrica será perene”, completa o presidente do SINDCON.

Segundo estimativas do Sindicato, o Brasil necessita de mais 500 mil quilômetros de tubulações para atender às metas de universalização definidas pelo Plansab, que preveem esgoto tratado para toda a população até 2033.


Marzelin: poxa cara, não querendo ser mau agradecido, mas se fosse pra copiar e colar do Google eu mesmo fazia ...
respondido por: isabelsibelly
0

Resposta:

A quantidade de oxigênio necessária para oxidar partículas orgânicas é denominada Demanda Biológica de Oxigênio (DBO). Se a DBO for elevada, será preciso grandes taxas de OD para oxidá-la e não restará oxigênio suficiente para a respiração dos peixes. Se a população aquática diminui, a situação se agrava: a DBO aumenta ainda mais.

A ausência de oxigênio dissolvido na água dá espaço para o desenvolvimento de espécies anaeróbicas, que sobrevivem na ausência de oxigênio. O grande problema é que este tipo de bactéria decompõe a matéria orgânica em compostos mal cheirosos como aminas, amônias e sulfato de hidrogênio (H2S). O resultado é um odor ruim na água.

Perguntas similares