Segundo Bobbio (2003), Thomas Hobbes, John Locke e Jacques Rosseau foram imprescindíveis para o reconhecimento do processo de formação do Estado moderno e contemporâneo. Neste contexto, Hobbes escreve sobre o Estado Absoluto, Locke sobre a Monarquia Parlamentar e Rosseau sobre a democracia. Visto que cada autor tem uma visão específica com relação às motivações que levam os indivíduos a se organizarem em sociedade, descreva como as ideias destes autores influenciaram sobre o conceito de sociedade atual.
Respostas
Resposta:
O estudo destes autores é de extrema relevância para apreendermos como se dá a passagem de um Estado Feudal à monarquia absolutista, ou o gradual formação do aparato administrativo, através do qual pode-se reconstruir o processo de formação do Estado Moderno e contemporâneo. Eles inovaram ao analisar o Estado em si mesmo, em suas estruturas, funções, elementos constitutivos, órgãos etc. Hobbes foi identificado com o Estado absoluto, Locke com a monarquia parlamentar e Rousseau com a democracia.
Analisando as ideias dos autores podemos apresentar a visão de Hobbes que entendeu o estado moderno a partir do estado de natureza, onde o indivíduo se conecta com a vida social ao seu redor e pode ter um direcionamento atuando em prol do bem social.
A ideia de Rousseau está na liberdade, entendendo-a como algo preservado naturalmente pelo homem, mas ainda sim, ela é garantida em sociedade, sendo essa uma prática que se conecta a vida cotidiana.
Como podemos apresentar as visões de Locke sobre o estado moderno?
Para Locke, os homens são livres e iguais, ou seja, esse é um estado racional, porém não é absoluto, tendo ele que respeitar os inúmeros direitos naturais dos homens, visto que eles estão anteriores a formação do indivíduo.
Mais sobre o estado moderno:
brainly.com.br/tarefa/20719427
#SPJ2