Respostas
de forma bem resumida um fator predominante para a geometria molecular é a sua hibridização, ou a necessidade que a molecular tem de realizar ligações Sigma e pi, vou deixar uma tabela resumida de hibridizações e suas respectivas geometrias, lembrando que algumas moléculas não usam todos os elétrons da camada de valência na ligação pois ocasionalmente formam orbitais preenchidos e a molécula só terá sua respectiva geometria se for considerado o orbital preenchido como um ponto geométrico.
HIBRIDIZAÇÕES:
sp3: tetraédrica
sp2: trigonal plana
sp: linear
sp3d: bipirâmide triangular
sp3d2: octaedro
como dito anteriormente moléculas como a água onde o oxigênio hibridiza como sp3 porém sua geometria é angular, pois não foi considerado os dois orbitais livres como pontos geométricos, caso fosse considerado teria a forma tetraédrica, ou seja existem outra geometrias moleculares mas essencialmente todas derivam destas.
Um deles é a hibridação (hibridização) dos elementos. Hibridação é quando você tem uma “mistura” de orbitais formando orbitais híbridos. As principais formas de hibridação são : sp, sp2, sp3, sp3d e sp3d2
Uma forma fácil de determinar a hibridação é “contando” a quantidade de ligações σ e os pares eletrônicos (elétron desemparelhado também) de um elemento, os polos. Sendo sp 2polos, sp2 3polos, sp3 4polos, sp3d 5polos e sp3d2 6 polos.
A geometria é formada a partir da disponibilização desses polos no espaço, isso diz, ela depende diretamente da hibridação.
Um fator importante que deve ser percebido é que, para uma geometria da molécula, deve ser levado em conta as ligações σ, ou seja, no “desenho” será mostrado apenas as ligações, e não coisas como pares eletrônicos e elétrons desemparelhados, mas eles ainda estão lá.