Respostas
Resposta:
Se você pratica jiu jitsu a algum tempo sabe, assim como eu, que em alguns casos é preciso mudar a dinâmica da luta e alterar as táticas e estratégias no decorrer do combate. Isso é mais verdade ses for uma situação de defesa pessoal.
Quando você começa a fazer mais guarda, percebe que não é fácil ter um bom controle e reposiçã, e dessa maneira se manter em segurança quando está por baixo de seus oponentes.
E se você está começando agora, sem dúvida gostaria de saber (pelo menos eu quando comecei queria muito saber isso) como sair de baixo de maneira rápida e segura em situações de desvantagem.
Digo isso porque eu sempre fui um dos leves da academia e emobra sempre tenha gostado de fazer guarda, é preciso se preparar para todas as situações. E devido a eu ter experiência também com judô, se eu me levantasse eu poderia alterar a tática rapidamente, ficando por cima e algumas vezes até aplicando quedas, dependendo do perfil do meu oponente.
Antes porém eu gostaria de explicar mais sobre o jiu jitsu, um pouco da dinâmica da luta e esclarecer alguns tópicos que porventura podem vir a surgir.