• Matéria: Português
  • Autor: amandafariassil
  • Perguntado 6 anos atrás

Escreva os verbos do último parágrafo do texto 3 que demonstram ações benéficas para aqueles que adquirem habilidades para trabalhar com a terra.
Quando o assunto é natureza, vale pensar além do ar fresco, do sol, das árvores e das cachoeiras. Mexer na terra — e, por que não, se sujar — faz muito bem à saúde. Andar de pés descalços, semear com as próprias mãos, sentir o cheirinho da terra molhada, enfim, manter contato direto com o solo são pequenos gestos que proporcionam benefícios para o corpo e a mente. A jardinagem está aí para recarregar as vibrações.
“O solo é a nossa ligação direta com o planeta e com a vida”, acredita a engenheira agrônoma Cláudia Petry. Para ela, degustar produtos de cultivo próprio, utilizar elementos da terra na sua forma mais natural — como a argila — para construir cerâmicas e buscar na natureza soluções estéticas para o rosto e o corpo levam ao resgate das raízes cósmicas e ao sentimento de pertencimento.
Acredite ou não, os efeitos de tais atividades são considerados antidepressivos naturais. “O contato com os elementos da natureza tanto aumenta a disposição como promove relaxamento. Desestressa. No momento em que mexe na terra, a pessoa está canalizando a atenção para algo que dá prazer”, explica a psicóloga Sâmia Simurro, vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV).
Ela garante que são muitas as habilidades desenvolvidas e aperfeiçoadas a partir do contato com a terra. “Além de melhorar o senso de responsabilidade com a vida, plantar é um trabalho de paciência, de esperar a germinação, o florescimento e, ainda assim, entender que nem sempre haverá sucesso ao cultivar o solo.”
Para a engenheira agrônoma Carmen Correia, o envolvimento na jardinagem valoriza o momento presente e incorpora o mindfulness — a mente presente no agora. “Há uma troca prazerosa. E há ainda a grande mágica que é a vida que brota da terra quando semeamos.”
Habilidades motoras e físicas também são fortalecidas com a prática. A delicadeza nas mãos, a apuração do olhar e do tato e a capacidade de planejamento — como fazer, quanto usar, quando molhar, quando colher — são apenas alguns dos benefícios.​

Respostas

respondido por: camilaaparecidalimam
1

Resposta:

Explicação:

fazer

usar

molhar

colher

Perguntas similares