1. Faça uma pesquisa sobre a teoria da cor de Itten. 2. Escreva APENAS um parágrafo resumindo a teoria de Itten.
Respostas
Resposta:A sua metodologia baseava-se em dois conceitos opostos (ou complementares): intuição e método ou experiência subjetiva e cognição objetiva.
Na Bauhaus desenvolveu um Curso Preliminar — Vorkus —, cujo objetivo era “eliminar da mente do aluno todos os preconceitos que ele trazia, fazendo-o recomeçar a partir do zero.”
A expressão “linguagem visual” surge como um vocabulário de elementos básicos (pontos, linhas, formas, texturas e cores), organizados numa gramática de contrastes (equilíbrio/instabilidade, simetria/assimetria, duro/suave, leve/pesado).
Explicação:Esta teoria foi elaborada no Curso Básico de Johannes Itten. Um programa idêntico foi continuado por Kandinsky e Moholy-Nagy.
O desejo de Itten era o de libertar o poder criativo individual do aluno e dar-lhe uma nova compreensão dos materiais e da Natureza, familiarizando–o com os princípios básicos, subjacentes a toda actividade criativa nas artes visuais, permitindo que cada aluno trabalhasse na sua habilidade especifica.
A descoberta do ritmo e depois da composição harmoniosa a partir de ritmos diferentes era um dos frequentes temas das suas aulas, divididas em três áreas principais:
estudos de objetos naturais e de materiais específicos, com o objetivo que o aluno conhecesse os características dos materiais e suas possibilidades de aplicação,
posteriormente esses estudos eram desenhados, dando enfoque ao contraste do material (ex: serrilhado/liso, áspero/suave, duro/mole, leve/pesado)
e também o contraste de forma e cores.