Respostas
Resposta:
Companhia de Jesus. Em 1534, o cavaleiro espanhol Inácio de Loyola criou a Companhia de Jesus. Ordem religiosa cujo objetivo principal era combater o protestantismo através do ensino religioso dirigido; a influência crescente da Reforma preocupava cada vez mais a Igreja católica e a aristocracia europeia.
Apesar de ter sido fundada por um espanhol, a Companhia de Jesus teve um papel relevante em Portugal e, consequentemente, nas colônias portuguesas, principalmente no Brasil. Tanto na metrópole lusa quanto em sua colônia americana, a Companhia de Jesus foi responsável pelo sistema educacional.
Na América espanhola, a atuação dos jesuítas também foi marcante, especialmente nas missões (reduciones) por eles fundadas nas regiões do atual Paraguai e do atual estado brasileiro do Rio Grande do Sul (Sete Povos das Missões).
Os clérigos espanhóis mais famosos na defesa dos nativos dentro da América espanhola foram os frades dominicanos Bartolomé de Las Casas e Antonio de Montesinos, conhecidos por seus embates com a Coroa espanhola em defesa da não escravização e da preservação da vida dos ameríndios.