Respostas
Resposta:
É assim que se formam os tipos de sangue mais comuns: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-. O tipo de sangue é vital no momento de uma transfusão
Resposta:
É assim que se formam os tipos de sangue mais comuns: A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+, O-. O tipo de sangue é vital no momento de uma transfusão. Se uma pessoa é do grupo negativo e recebe sangue de um doador positivo, seus anticorpos vão reagir ao detectar células incompatíveis com seu sangue, o que pode ser fatal.
Qual é o tipo de sangue mais raro?
Com base nessa mesma lógica os portadores de sangue O- são considerados os doadores universais. Como seus glóbulos vermelhos não têm antígenos A, B, nem RhD, o sangue pode mesclar-se com outro tipo sem ser rechaçado como agente estranho. Entre todas as possíveis combinações, o sangue Rh nulo é o mais raro.
O tipo 'O-' é considerado doador universal, o que significa que o portador desse tipo de sangue pode doar para qualquer tipo sanguíneo. Como o seu sangue é compatível com todos os outros tipos de sangue, a pessoa portador do tipo 'O-' tem um papel muito importante a cumprir.