• Matéria: História
  • Autor: stephanieconatantino
  • Perguntado 6 anos atrás

Descreva o início da guerra e a invasão da União Soviética. ME AJUDEM POR FAVOR PELO AMOR DE DEUS


yvesnovaes: Da Segunda Guerra? Primeira?
stephanieconatantino: segunda guerra

Respostas

respondido por: yvesnovaes
1

1º de setembro de 1939

Polônia é invadida pelo exército alemão, por ordem de Hitler, a Alemanha exigiu que a Polônia devolvesse a zona denominada “corredor polonês” e o porto de Danzig. Estes haviam sido perdidos durante a Primeira Guerra Mundial. Como os poloneses se negavam a fazê-lo, Hitler marchou sobre o país.

Dois dias depois, em 3 de setembro, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha.

Para garantir o sucesso de suas intenções, Hitler tomou uma série de iniciativas. Primeiro, como mencionado, endureceu a retórica contra a Polônia; dificultou as negociações que existiam com os governos polonês, francês e britânico; tomou as iniciativas para preparar o exército alemão; e, por último, garantiu a neutralidade dos soviéticos.

A neutralidade dos soviéticos é um capítulo importante para o início da Segunda Guerra Mundial. Em 23 de agosto de 1939, os governos alemão e soviético assinaram o Tratado Ribbentrop-Molotov ou Pacto de Não Agressão, no qual as duas nações garantiriam a paz entre si por 10 anos em caso de guerra na Europa.

Batalha da Grã-Bretanha

Os alemães deram início, em um dia como este, no ano de 1940, ao primeiro de uma longa série de bombardeios contra a Grã-Bretanha, durante a Segunda Guerra Mundial, no que ficou conhecido como a Batalha da Grã-Bretanha ou a Batalha da Inglaterra, que durou três meses e meio.

Após a ocupação da França pela Alemanha, a Grã-Bretanha sabia que era apenas uma questão de tempo antes até que as forças do Eixo apontassem suas armas para além do Canal da Mancha. E, em 10 de julho, 120 bombardeiros e caças alemães atingiram um comboio britânico que passava pelo canal, enquanto outros 70 bombardeiros atacaram estaleiros no sul do País de Gales. Apesar de a Grã-Bretanha ter um número bastante inferior de caças em relação aos alemães - 600 x 1.300 - os primeiros possuíam uma importante vantagem sobre os últimos: um sistema eficiente de radar, o que tornava muito improvável um ataque surpresa dos alemães. Além disso, as aeronaves da Grã-Bretanha possuíam uma qualidade superior, no caso os Spitfires e os Hurricanes. Assim que começaram os ataques, a Grã-Bretanha começou uma campanha para que a população entregasse todo o alumínio possível para a produção de aviões. "Vamos transformar as suas panelas e frigideiras em Spitfires e Hurricanes," dizia o governo. E, de falto, eles fizeram isso.

Considera-se que a Batalha da Inglaterra teve fim no dia 31 de outubro.

Pearl Harbor

O ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, realizado em 7 de dezembro de 1941, marcou o início do conflito entre Estados Unidos e Japão durante a Segunda Guerra Mundial. Esse ataque foi uma tentativa – fracassada – de destruir a frota naval dos Estados Unidos que estava no Havaí. A destruição completa da frota americana era fundamental para que o Japão continuasse o seu projeto de conquista e expansão territorial sobre as ilhas do Pacífico.

(Pulando um pouco o meio da história)

A INVASÃO DA UNIÃO SOVIÉTICA

Operação Barbarossa

A operação que realizou a invasão da União Soviética a partir de 1941 foi uma das maiores efetuadas em guerras na história da humanidade. Barbarossa, do ponto de vista ideológico, teve o objetivo de derrotar e extinguir o bolchevismo soviético. Do ponto de vista da guerra, essa invasão era vital para que a Alemanha mantivesse sua economia em funcionamento.

A União Soviética era uma nação que possuía uma vastidão de recursos importantes para a guerra, e a obtenção desses recursos eram cruciais para manter a Alemanha na guerra. Entre os recursos existentes no território soviético, destacaram-se as fontes de minérios e petróleo na região do Cáucaso. Além disso, a produção de grãos da Ucrânia era fundamental para que a população alemã não passasse fome.

Com esses objetivos, o ataque foi organizado para junho de 1941, com a mobilização dos mais de 3 milhões de soldados. Antes do ataque, o líder da União Soviética, Josef Stalin, recebeu inúmeros avisos acerca dos planos alemães. Essas advertências partiam da inteligência britânica e de diferentes agentes soviéticos, contudo, o líder comunista ignorou todos esses alertas sobre o iminente ataque alemão.

Essa estratégia foi estabelecida por Hitler, que dividiu o exército alemão em três grandes companhias militares. Grande parte dos estrategistas alemães tentou convencer Hitler a realizar um ataque único contra Moscou, mas o líder nazista optou pela divisão das tropas. Vista como equivocada, essa estratégia quase deu certo, no entanto, fracassou.

Os quatro objetivos militares da Alemanha com a invasão ao território soviético eram:

• Conquista da malha industrial de Leningrado;

• Conquista da capital soviética, Moscou;

• Conquista de Kiev e a garantia das terras férteis da Ucrânia. Depois dessa conquista, as tropas rumariam na direção de Stalingrado, nas proximidades do Cáucaso.


yvesnovaes: Resposta muito longa, porém é necessário essas informações.
stephanieconatantino: OBGD
Perguntas similares