• Matéria: Artes
  • Autor: edjaneprofessora
  • Perguntado 6 anos atrás

A partir do contexto histórico da Idade Média, assinale a alternativa correspondente a proibição da não instrumentalização da música neste período. *

Respostas

respondido por: hinataimvu156
0

RESPOSTA:.1- Órgão Medieval

Outro instrumento musical medieval é o órgão, que tem umas das origens mais antigas. Diferentemente dos outros instrumentos, o órgão era mais encontrado dentro das Igrejas, nas músicas litúrgicas.

2-Charamela

Outro instrumento musical medieval incrível é a Charamela, que era um instrumento de sopro parecido com o oboé.

3- Saltério

E por último, não podíamos nos esquecer do lindo Saltério que tem uma origem pra lá de antiga. Comparado aos nossos instrumentos musicais modernos, o saltério parece ser bem diferente.

Harpa

6-As harpas são reconhecidas por sua forma aproximadamente triangular e pelas cordas de comprimentos desiguais estendidas num plano perpendicular ao corpo sonoro. As cordas são presas por cravelhas, que podem variar de sete a vinte e cinco. A pequena Harpa portátil veio sem dúvida da Irlanda, com a chegada dos monges irlandeses (a Harpa é o emblema heráldico deste país).

Cornamusa

5- Instrumento de sopro que consiste de um chalumeau melódico dotado de palheta dupla e inserido em um reservatório de pele hermético (odre ou saco). O ar entra no odre através de um tubo superior, com uma válvula para impedir o seu retorno. Na Idade Média este instrumento podia ou não ter um bordão.

porque era proibido

Esse som macabro ganhou o apelido de "som do diabo" ainda na Idade Média, quando foi proibido pela Igreja

O apelido “som do diabo” nasceu ainda na Idade Média, quando ele foi proibido pela Igreja, que considerava maligna a sua sonoridade desarmônica. Compositores e músicos que insistissem em tocá-lo corriam até o risco de ir parar na fogueira! “Naquela época, a música tinha que ter um ideal de pureza. Como o trítono era muito dissonante, acabou sendo chamado de diabolus in musica, pois iria contra a lei de Deus, que é a lei da harmonia”, explica o músico paulista David Diniz Loubeh. Passado o período das trevas medievais, o trítono foi “absolvido”, podendo ser ouvido hoje em várias canções, como na abertura da música Purple

espero que tenha ajudado

Perguntas similares