Respostas
Resposta:
O Renascimento Saíta ou a Dinastia XXVI ocorreu desde o ano 664 a 525 a.C.,chamada Saíta, por ter capital em Sais; foi a última dinastia nativa que governou o Egito antes da conquista persa. É considerado o começo do período tardio do Egito.
Com o Renascimento Saíta se rompe com o passado e junta as correntes culturais que saíram do comum; eles conhecem outros lugares, negociam com outras pessoas e permitem a chegada de colonos; eles aprendem outras línguas e outras formas de vida e, nesse enriquecimento cultural, é onde começa a Era "Baixa".
A presença e o domínio estrangeiro do Egito também significam para muitos o fim de uma cultura que nunca recuperará sua identidade.
Um dos aspectos mais paradigmáticos deste período é o início da abertura egípcia, de interesse político no exterior sob uma dupla perspectiva: por um lado, pela fórmula tradicional, isto é, pelo alianza com a Palestina e a Fenícia para controle do comércio e, por outro lado, através da expansão pelo Mediterrâneo, contando com alianças com os principais poleis Gregas, aproveitando o grande vazio de poder deixado pela Assíria.