Ao ler a música de Djavan, sentimo-nos mobilizados pelo belo que está nas palavras utilizadas para construir um entrelaçamento dos significados e seus significantes. Na língua portuguesa, há uma parte que estuda a semântica das palavras e expressões e, nesse texto há vários exemplos da ação semântica no corpo do texto. Explique, sob seu ponto de vista, o que poderia significar: a) Um lobo correndo em círculo Pra alimentar a matilha b) O amor é como um raio Galopando em desafio Abre fendas, cobre vales Revolta as águas dos rios Quem tentar seguir seu rastro Se perderá no caminho c) E o coração de quem ama Fica faltando um pedaço Que nem a lua minguando Que nem o meu nos seus braços
Respostas
a. O que poderia significar um lobo correndo em círculo, basicamente, é algo ou alguém que pode ser tido como maléfico, mas que não avança, isto é, andar em círculos denota a incapacidade de avançar, de realizar algo; se está perdendo tempo.
b. No trecho de "O amor é como um raio Galopando em desafio (...)" é basicamente o fato de que, na opinião do autor, o amor é uma força incontrolável, é um sentimento muito forte, que move as pessoas e as faz fazer coisas tidas como impossíveis.
c. Já em "E no coração de quem ama fica faltando um pedaço (...)" tem-se que o sentimento de amor romântico traz o sentimento de saudade em relação à pessoa amada.
Resposta:
a) por maiores que sejam as dificuldades sempre vale a pena amar
b)Por mais que você tente nunca irá conseguir entender o que é o amor por completo
c) o eu-lirico se sente incompleto diante o amor, sente que o amor pode fazer ele feliz e que também pode faze-lo triste
Explicação: