FAÇA PESQUISA SOBRE DOENÇAS DO SISTEMA RESPIRATÓRIO, NO MÍNIMO CINCO DOENÇAS E RELACIONE ALGUMA DELAS COM A ATUAL DOENÇA DA PANDEMIA. COLOQUE SINTOMAS, TRATAMENTO, PREVENÇÃO.
Respostas
Resposta:
Asma
O que é: estreitamento das vias aéreas (brônquios) causado pela compressão dos músculos que as envolvem. Histórico familiar de alergias respiratórias (asma ou rinite) pode estar entre as causas.
Sintomas: falta de ar, chiado e sensação de aperto no peito, tosse seca. A bronquite tem sintomas parecidos.
Tratamento: a asma não tem cura, mas pode ser muito bem controlada à base de inaladores e antialérgicos. O paciente tem que seguir o tratamento prescrito pelo médico e tomar cuidados em relação ao ambiente. Podem ser gatilhos para uma crise asmática: poeira, mofo, ácaros, pólen, bichos de estimação (pelos, descamação da pele do animal, saliva, urina e outros tipos de excreções), infecções virais como a gripe, fumaça de cigarro, poluição e exposição ao ar frio.
Gripe
O que é: infecção aguda causada pelo vírus influenza que acomete todo o sistema respiratório. O influenza tipo A é o mais perigoso e o que mais mata.
Sintomas: febre alta (acima de 38ºC), dores musculares, tosse, congestão e fadiga.
Tratamento: com medicamentos antivirais, como o Tamiflu, e para combater os sintomas (antitérmicos e analgésicos). Repousar é fundamental.
Bronquite
O que é: causada por alergias e/ou infecções por vírus, provoca irritação das vias respiratórias. É comum na infância.
Sintomas: tosse e chiado no peito.
Tratamento: atacam-se os sintomas com antialérgicos e broncodilatadores.
Bronquite crônica
O que é: causada por fatores como o tabagismo, que estimulam a proliferação de secreção e provocam o entupimento das vias respiratórias.
Sintomas: tosse com muito catarro e falta de ar. É permanente, cessando apenas com o abandono do cigarro.
Tratamento: parar de fumar, praticar atividade física, fazer inalação com bombinha e nebulização.
Brionquiolite
O que é: quadro agudo, com estreitamento das vias aéreas, desencadeado por vírus (principalmente, o vírus sincicial respiratório, VSR) em crianças de até 12 anos.
Sintomas: tosse, chiado e falta de ar.
Tratamento: feito com broncodilatadores e antivirais. Nos casos mais graves, pode ser indicada a internação do paciente e a prescrição de antibióticos.
Sinusite
O que é: pode ser de origem bacteriana (que provoca mais sintomas) ou viral, aguda (a crise é tratada e passa) ou crônica (a enfermidade volta de tempos em tempos). Quem tem rinite está mais propenso por ser mais sensível e produzir mais secreção, onde a bactéria se prolifera.
Sintomas: secreção amarela no nariz, pressão na face, dor de cabeça e tosse.
Tratamento: se a sinusite for bacteriana, utilizam-se antibióticos e descongestionantes. No caso da viral, recomendam-se antialérgicos e medicamentos para aliviar os sintomas.
Pneumonia
O que é: doença causada por uma bactéria que entra nos pulmões.
Sintomas: febre alta, tosse e dor no peito para respirar.
Tratamento: com antibiótico e medicamentos para os demais sintomas (antitérmicos e analgésicos). Dura, no mínimo, sete dias.
Enfisema pulmonar
O que é: cistos de ar que se formam dentro do pulmão e pioram a respiração. Cerca de 90% dos casos são decorrentes do tabagismo, enquanto os outros 10% têm origem genética.
Sintomas: muita falta de ar e dificuldade para realizar atividades corriqueiras, como caminhar, tomar banho, arrumar a cama e limpar a casa. Os sintomas costumam aparecer quando a enfermidade já está em estágio avançado.
Tratamento: com inaladores e oxigênio. Quem fuma deve abandonar o hábito.
COVID-19
Tratamentos médicos
Se você for uma pessoal saudável e apresentar sintomas leves, faça o autoisolamento e entre em contato com seu plano de saúde ou com uma linha de informações sobre a COVID-19 para obter orientação.
Procure assistência médica se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar. Ligue antes de sair.