Me Ajuda!!! As últimas duas décadas foram marcadas pela ocorrência de vários conflitos de caráter étnico, religioso e separatista. O atentado ao metrô de Moscou, em março de 2010, fez ressurgir o movimento separatista da Chechênia. Sobre essa temática, explique em qual país encontra-se essa província e justifique o principal interesse dos chechenos na região
Respostas
Resposta:
disputa entre russos e chechenos, vez ou outra ganha destaque nos noticiários internacionais com o registro de conflitos de menor e maior impacto. De fato, esta intranqüila região das montanhas do Cáucaso tem sua história marcada por interesses de dimensões política, econômica e geográfica. Incrustado entre o mar Negro e Cáspio, essa localidade compõe a fronteira que divide os vários governos islâmicos do Oriente Médio e as zonas de influência russa no Leste Europeu.
Sob o ponto de vista histórico, a região ocupada pela Chechênia marcou uma antiga esfera de conflito entre os espaços dominados por cristãos e muçulmanos sob o ponto de vista político e religioso. Apesar de viverem em uma região dominada pelos russos, de orientação cristã, os chechenos se converteram ao islamismo por volta do século XVIII. Em resposta a tal situação, a monarquia czarista russa decidiu anexar a Chechênia aos seus vastos domínios imperiais.
Resposta:
A base do conflito da Chechênia foi a sua declaração de independência, não aceita pela Rússia, que procura
manter sua hegemonia sobre a região. Alguns especialistas apontam que entre as causas do conflito está o
fato de a Chechênia ter uma população majoritariamente islâmica e de o governo russo temer que a
constituição de um Estado fundamentalista religioso na região sirva de exemplo para outros movimentos
separatistas, já que há no país uma enorme diversidade étnica. Há ainda a preocupação com o controle dos
oleodutos e gasodutos que cortam o território da Chechênia.
Explicação:
espero que tenha ajudado