• Matéria: Geografia
  • Autor: kayanesilva31
  • Perguntado 6 anos atrás

informe-se e prepare a sua reportagem: A pandemia de gripe A de 2009 (inicialmente designada

como gripe suína e gripe mexicana e, em abril de 2009, como gripe A) foi uma pandemia de uma

variante de gripe suína cujos primeiros casos ocorreram no México em meados do mês de março

de 2009. Veio a espalhar-se pelo mundo, durou cerca de 20 meses, de janeiro de 2009 a agosto de

2010, e é a segunda das duas pandemias envolvendo o vírus da gripe H1N1 (a primeira foi a

pandemia de gripe espanhola de 1918–1920), embora uma nova variação.

Sabemos que você era muito novo(a) para lembrar, mas pessoas próximas de você ouviram falar

(ou não) sobre a gripe H1N1. Pesquise sobre essa pandemia, recolha informações e se prepare para

a futura produção de uma reportagem local: Vestígios da pandemia de gripe A em [nome da sua religião​


kayanesilva31: ta bom
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha kksls
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha kksls
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha kksls
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha kksls
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha kksls
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha kksls
kayanesilva31: nao da parar mandar figurinha kksls

Respostas

respondido por: matheus161069
5

Resposta:

A pandemia de gripe A de 2009[7] (inicialmente designada como gripe suína e gripe mexicana[8] e em abril de 2009 como gripe A) foi uma pandemia de uma variante de gripe suína cujos primeiros casos ocorreram no México em meados do mês de março de 2009.[9] Veio a espalhar-se pelo mundo, tendo começado pela América do Norte, atingindo pouco tempo depois a Europa e a Oceania. A pandemia durou cerca de 20 meses, de janeiro de 2009 a agosto de 2010, e é a segunda das duas pandemias envolvendo o vírus da gripe H1N1 (a primeira foi a pandemia de gripe espanhola de 1918–1920 ), embora uma nova cepa. O vírus foi identificado como uma nova cepa do já conhecido Influenza A subtipo H1N1, o mesmo vírus responsável pelo maior número de casos de gripe entre humanos, o que tornou possível também a designação nova gripe A, em oposição à gripe A comum. Ele contém ARN típico de vírus aviários, suínos e humanos, incluindo elementos dos vírus suínos europeus e asiáticos. Os sintomas da doença são o aparecimento repentino de febre, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação nos olhos e fluxo nasal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou em 25 de abril de 2009 que a epidemia era um caso de "Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional", significando que os países em todo o mundo deverão acentuar a vigilância em relação à propagação do vírus.[10] No dia 27 de abril de 2009, a mesma organização elevou o nível de alerta pandêmico para 4,[11][12] o que significa que se verifica transmissão pessoa a pessoa, com risco de surtos localizados.[12] Dois dias depois, no dia 29, OMS eleva para 5 o nível de alerta,[13] o que significa que há a transmissão da doença entre pessoas em pelo menos dois países com um risco de pandemia iminente.[14] A escala da OMS vai de 1 a 6.[15] No dia 11 de junho o nível de alerta subiu ao máximo (nível 6) e é decretada a pandemia,[16] visto esta existir em mais de 75 países e em vários continentes.

Em 10 de agosto de 2010, a diretora-geral do organismo da OMS, Margaret Chan, anunciou o fim da pandemia de gripe A. "O mundo não está mais na fase seis de alerta pandémico. Passamos para a fase pós-pandémica", disse a directora-geral do organismo.[17][18] Mais de uma em cada cinco pessoas terão sido infectadas com o vírus H1N1 durante a pandemia gripal, embora oficialmente esta tenha causado menos mortes que uma simples gripe sazonal, indica um estudo divulgado em Janeiro de 2013. O estudo, conduzido pelo Imperial College London e pela OMS, mostra que 20 a 27 por cento das populações analisadas em duas dezenas de países foram infectadas pelo H1N1, o que vem confirmar que o vírus era altamente contagioso.[


kayanesilva31: me ajuda por favor
Perguntas similares