Respostas
Bem, tentar entender o clima não é fácil. Compreender as causas para os diversos eventos meteorológicos é ainda mais complicado. Mas podemos elencar alguns fatores que podem explicar as causas das chuvas no país. Em primeiro lugar, temos que citar o importante papel da vegetação no território brasileiro, principalmente o da Floresta Amazônica. Nela, por meio da evapotranspiração, uma grande quantidade de umidade é liberada para a atmosfera e, depois, transportada para outras localidades, o que explica a dinâmica dos chamados Rios Voadores, uma vez que a vazão de água presente nessa umidade que se desloca é superior até mesmo à do Rio Amazonas. Essa grande quantidade de ar úmido é a fonte das chuvas em boa parte do ano em várias regiões brasileiras.
Existem, no entanto, outros fatores climáticos que interferem nesse processo, como as massas de ar no país. Elas ajudam a controlar os regimes de chuvas em várias regiões, bem como distribuem em maior ou menor grau o regime pluviométrico nas diferentes áreas do país. No caso acima citado dos rios voadores, é necessário o deslocamento das massas de ar – sobretudo a massa Equatorial continental e a massa Equatorial atlântica – para garantir a existência desse fenômeno. Em outros casos, elas também promovem a movimentação de ar úmido advindo do Oceano Atlântico.
Existem, ainda, as anomalias climáticas, que também ajudam a explicar as variações das chuvas no Brasil. O El Niño e o La Niña, por exemplo, são fenômenos cíclicos que ocorrem em intervalos irregulares, geralmente de dois a sete anos. O primeiro é resultado do aquecimento acentuado do ambiente marinho do Oceano Pacífico na costa do Peru, enquanto o segundo é um resfriamento dessas águas.
Resposta:
falta de chuva no Sudeste são, em geral, fenômenos meteorológicos associados a causas naturais. O problema é que eles estão acontecendo mais frequentemente. Antes eram tratados como eventos de uma vez a cada cem anos ou de uma vez a cada milênio. Ainda que a causa individual dos fenômenos sejam processos naturais, sobre os quais o homem não tem controle, é possível afirmar que eles estão mudando de comportamento. É difícil atribuir a seca do Sudeste à mudança climática, porque a seca é um fenômeno de curta duração e mudança climática é um processo de longo prazo
oque o homem tem feito para que isso aconteça?
A natureza vem sendo transformada pelo homem que destrói e contribui na maioria das vezes com a extinção de espécieis animais e vegetais existentes no planeta, também colabora através de práticas inconseqüentes para a poluição do ar, do solo e principalmente da água.
Nossa saúde está integrada ao meio ambiente, por isso se este estiver sendo negligenciado, pense, que com ele está sendo destruída principalmente a vida que inclui, o nosso bem estar e o de todos os seres vivos, conseqüentemente, o futuro deste planeta.
Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.
Explicação:
espero que tenha ajudado