2 — (UFPR) Fazendo-se um corte do talo de um líquen e observando-o sob o microscópio, consegue-se reconhecer pequenas formações verdes arredondadas. Nos itens a seguir, essas formações são interpretadas como: a) esporos da alga, que o fungo não conseguiu digerir. b) algas, componentes normais do líquen. c) os esporos do fungo, produzidos normalmente. d) cloroplastos, ingeridos pelo fungo, do vegetal parasitado. e) gotas de pigmento, resultante da digestão da alga cativada pelo fungo.
Respostas
Resposta:
letra b. algas, componentes normais do líquen
Explicação:
os líquens são formados de uma simbiose de fungos e algas ou cianobactérias, portanto as partes verdes são algas.
As formações verdes arredondadas presentes no talo do líquen, são interpretadas como: b) algas, componentes normais do líquen.
Os líquenes são organismos que surgem da simbiose entre um fungo denominado micobionte, e uma alga denominada ficobionte, ou uma cianobactéria.
Os líquenes são organismos multicelulares, excepcionalmente resistentes às condições ambientais adversas e capazes, portanto, de colonizar uma grande variedade de ecossistemas.
A proteção fornecida pelo fungo contra a dessecação e a radiação solar, e a capacidade fotossintética das algas conferem ao simbionte características únicas nos seres vivos.