Respostas
Resposta:
Outra Face - Deborah Ellis
"Parvana é uma garota que mora com a família em um apartamento muito pequeno, seu pai, mãe, e mais três irmãos. O fator principal para esse livro ser escrito é que, como o Afeganistão é controlado pelos Talibãs, as regras são muito claras em relação às mulheres do país. Simplesmente ela não podem sair de casa sem a companhia de um homem, elas não podem entrar em nenhum tipo de comércio, elas não podem falar com liberdade e devem usar a burca, que é aquela espécie de capa que esconde o rosto das mulheres (um fino véu).
Já nos primeiros capítulos do livro, o pai de Parvana - responsável pelo sustento da família - é preso pelos talibãs. Aí começam os grandes problemas. "Quem vai sustentar a família?" Essa é a maior preocupação, porque as mulheres não podem trabalhar, é simples: mulheres sem um homem morrem! Até que uma amiga da mãe de Parvana, a sra. Weera, tem uma ideia, vestir Parvana de menino para que ela possa trabalhar e comprar alimentos necessários para sustentar a família. A garota aceita.
Agora Parvana virou Cassim, e ela começa a trabalhar numa espécie de feira, tentando vender o que seu pai vendia, e lendo cartas, coisa que seu pai também fazia. O pai de Parvana era muito inteligente, ele formou-se na Inglaterra e trabalhava lendo cartas e escrevendo para as pessoas comuns e para alguns talibãs, por isso ele foi preso, ele sabia das coisas."
Parvana vai passar por muitas situações, vai conseguir vender seus produtos, vai trabalhar, e vai continuar sendo amiga(o) de uma outra garota que também fez o mesmo que ela - "rapou" o cabelo e foi trabalhar para alimentar a família.
Espero ter ajudado!
A seguir o resumo do oitavo capítulo do livro A outra face:
O progenitor de Parvana, que era quem dava conta do pelo sustento da família, foi preso pelo regime Talibã. Portanto, o evento inaugurou os grandes problemas acerca de quem sustentaria sua família.
Na sociedade em questão, mulheres não podem trabalhar e, sem um homem, podem chegar à morte. Desse modo, uma amiga da mãe da personagem teve a ideia de vesti-la de menino, para que ela possa trabalhar e comprar alimentos para a família.
Parvana, agora disfarçada de Cassim, começa a trabalhar numa espécie de feira, no mesmo serviço de seu pai: vendendo coisas e lendo cartas. O pai de Parvana era instruído, formou-se na Inglaterra e trabalhava lendo cartas e escrevendo para as pessoas comuns e para alguns talibãs.
Parvana passará por tensas situações, ainda que conseguirá trabalhar e conhecerá uma menina com a mesma história: ter que se disfarçar em detrimento do sustento da família.
A outra face
O livro retrata a situação de limitante e repressiva vivida por mulheres no Afeganistão, controlado pelos Talibãs, onde as regras são nítidas e coercitivas em relação às mulheres do país:
- Não podem sair de casa sem a companhia de um homem
- Não podem entrar em nenhum tipo de comércio
- Não podem falar com liberdade
- Devem usar a burca e não mostrar o cabelo
Saiba mais sobre o Talibã em: https://brainly.com.br/tarefa/36683371
#SPJ2