Um fusca em movimento acelerado, num determinado instante atinge a velocidade de 90 km/h quando se envolve em uma colisão frontal com um caminhão. A força que o caminhão exerce so- bre o fusca durante o contato é maior, menor ou igual à força que o fusca exerce no caminhão? Então, por que o fusca, normalmente, sofre mais danos do que o caminhão?
Respostas
A Terceira Lei de Newton, também chamada de Lei da Ação e Reação, descreve o comportamento dos pares de ação e reação, constatando que para toda ação sobre um objeto, em resposta à interação com outro objeto, existirá uma reação de mesmo valor e direção, mas com sentido contrário.
Fab = Fba
Dessa forma, podemos afirmar que a força que o fusca exerce no caminhão equivale em módulo à força que o caminhão exerce no fusca, uma vez que essas forças constituem um par de ação e reação.
A diferença entre os danos sofridos ocorre em razão da massa dos dois corpos serem diferentes.
Resposta:
De acordo com a segunda 3° a lei de Newton, toda ação gera uma reação de mesmo módulo, direção, mas com sentidos opostos e atuando em corpos diferentes. Nesse caso a força exercida pelo fusca sobre o caminhão é igual a exercida pelo caminhão no fusca (formam par ação-reação).
No entanto o caminhão por ser um veículo maior tem uma maior superfície de contato reduzindo a pressão sobre ele, fazendo assim com que não haja um dano tão significativo quanto no fusca
Explicação:
Bons estudos!