O estudo das ciências sociais como conhecemos atualmente, passou por diversos momentos que impulsionaram e marcaram a cronologia histórica deste ramo do conhecimento. Além da influência histórica, outro meio influenciador na disciplina são as teorias, que ao se aprofundar em determinados cenários a serem analisados tem alguns formatos pré-estabelecidos que direcionam a visão/compreensão, determinando um ponto de partida para a crítica a ser desenvolvida para aquele estudo. FRANCO, Rizia Ferrelli Loures Loyola; SILVA, Patrícia Rodrigues da; BERNARDO, Patrícia. Ciências Sociais. Maringá, PR: UniCesumar, 2017. Com base no apresentado, e partindo de dois marcos teóricos das ciências sociais, mais precisamente a sociologia, temos a teoria iluminista, e as duas revoluções (Francesa e Industrial) que influenciaram o desenvolvimento deste segmento. Deste modo, associe a primeira com a segunda coluna. ( 1 ) Iluminismo ( 2 ) Revolução Francesa ( 3 ) Revolução Industrial ( ) Era considerada uma fonte de crítica ao modelo social utilizado no feudalismo. ( ) Marcado pelo momento onde houve migração de boa parte da população do campo para a cidade. ( ) As ideias burguesas mudaram os anseios sociais, onde a liberdade e igualdade eram essenciais. A sequência correta desta classificação é: Alternativa 1: 1; 2; 3. Alternativa 2: 2; 1; 3. Alternativa 3: 3; 2; 1. Alternativa 4: 2; 3; 1. Alternativa 5: 1; 3; 2.
Respostas
Resposta:
1,3 e 2.
Explicação:
Outro ponto importante a ser destacado é a Revolução Francesa (1789), que
valorizava as ideias burguesas como a liberdade e igualdade entre os homens e modiicava assim a ordem social.
Esse processo de mecanização das máquinas industriais, como o uso do tear
a vapor, possibilitou a aceleração do ritmo de trabalho e fez com que surgisse
um novo grupo social, os trabalhadores. Sem terras e desprovidos de máquinas
manuais, os camponeses e artesãos começaram a vender a força de trabalho para
os burgueses em troca de um salário (MEKSENAS, 2001).
Resposta:
1,3,2
Explicação:
1 - O uso da razão se consolida no século XVIII, com os iluministas que criticavam a “sociedade feudal, os privilégios dos nobres e as restrições que estes impunham aos interesses econômicos e políticos da burguesia”. Os iluministas analisaram as instituições ao apontarem que eram injustas e que não favoreciam a liberdade do homem (DIAS, 2010, p. 28).
3- No final do século XVIII ocorre a Revolução Industrial, na Inglaterra, caracterizada pelo “[...] conjunto amplo de transformações econômicas e sociais que acompanharam o surgimento de novos avanços tecnológicos como a máquina a vapor e a mecanização” (GIDDENS; NETZ,2005, 2008, p.7).
2 - Outro ponto importante a ser destacado é a Revolução Francesa (1789), que valorizava as ideias burguesas como a liberdade e igualdade entre os homens e modificava assim a ordem social.
Uni pág...32.