O autor da LETRA DE MÚSICA presume que o interlocutor (possível leitor) contribua, atribuindo
sentidos nos “vazios do texto”. Segundo ECO (1986, p.7) o leitor deve “tirar do texto o que o texto
não diz, mas pressupõe, promete, implica ou implícita, a preencher espaços vazios, a ligar o que
existe nesse texto com o resto da intertextualidade, de onde ele nasce e onde irá se fundir”. Que
sentidos estão escondidos nessa canção de Caetano Veloso? me ajuda
Respostas
Os sentidos que estão escondidos na canção de Caetano Veloso é de que cada pessoa tem uma característica, uma vivência, que constrói a sua interpretação conforme a sua experiência.
O texto apresenta traz a ideia de que o indivíduo constrói a sua interpretação de acordo com a intertextualidade. Isto é, a partir de outros textos.
Portanto o leitor passa a tirar conclusões de um texto conforme o que ele leu, além de fatores ligados a sua vivência e experiência.
Por isso o papel do leitor é formar a sua opinião a partir da leitura de outros textos. Dessa forma ele consegue extrair de um texto algo que não está explícito nele.
Abraços
A letra da música apresenta um eu lírico que deseja se adequar as expectativas do amado/a (encontrar a mais justa adequação). Tem-se assim a ideia de que o amor assim como o poema deveria ser harmonioso (“Tudo métrica e rima e nunca a dor”). Entretanto, a realidade não é como desejamos e segue seu próprio caminho (“Mas a vida é real e de viés”) e assim o amante se vê envolto numa armadilha daquele que ama (“E vê só que ciladas o amor me armou”) e parece terminar frustrado (“Eu te quero e não queres como sou/ Não te quero e não queres como és”).