Porque a Constituição canadense de 1932 é considerada a pioneira e Progressista em relação aos direitos indígenas? ME AJUDEMMM!!!!!
Respostas
Resposta:
O sistema de educação indígena presente no contexto canadense constitui exemplo marcante do processo de assimilação forçada e do poder do sistema tutelar. Os dados sobre tal sistema, o qual foi estabelecido a partir de 1880 pelo governo do Canadá, são amplamente difundidos e conhecidos.
Segundo o relatório, os internatos indígenas (pensionnats indiens ou residential schools) foram estabelecidos e administrados pelo governo canadense com diversas organizações religiosas. As escolas residenciais foram instituídas em todas as províncias e todos os territórios do Canadá. Em seu apogeu, nos anos de 1930, a rede de escolas residenciais contava com 80 estabelecimentos.
No começo, as escolas residenciais estavam situadas perto das reservas, mas em 1900 o Indian Act foi modificado a fim de autorizar a retirada forçada das crianças de 5 a 16 anos. As escolas residenciais passaram então a ser localizadas longe das reservas.
As direções das igrejas, com o aval do governo, cometiam muitos atos considerados ilegais. A título de exemplo, nas escolas residenciais era proibido às crianças exercer sua espiritualidade de origem, posto que, segundo os religiosos, as religiões de sociedades indígenas eram diabólicas. Em consequência, a partir do momento em que as crianças entravam nas escolas, eram punidas e exorcizadas. As crianças de 5 anos eram frequentemente confinadas no interior das escolas. Punições corporais eram infligidas, as cabeças eram raspadas e os que tentavam escapar eram confinados em armários escuros e alimentados com pão seco e água.