• Matéria: Geografia
  • Autor: luizatuber
  • Perguntado 6 anos atrás

A partir, aproximadamente, de 1970, as técnicas de produção de mercadorias e serviços sofreram um intenso processo de inovação, processo que ficou conhecido como Revolução técnico-Cientifico-Informacional. Explique o que foi essa revolução e de exemplos de atividades e de áreas do conhecimentos que foram beneficiadas por ela.

Respostas

respondido por: FabriniFiuza1
79

Resposta:

A Revolução Técnico-Científico-Informacional ou Terceira Revolução Industrial entrou em vigor na segunda metade do século XX, principalmente a partir da década de 1970, quando houve uma série de descobertas e evoluções no campo tecnológico.

Essa nova etapa de produção está vinculada à inserção de uma enorme quantidade de tecnologia e informação. Essa revolução, por sua vez, está ligada diretamente à informática, robótica, telecomunicação, química, uso de novos materiais, biotecnologia, engenharia genética, entre muitos outros, que recentemente fazem parte de praticamente todos os segmentos produtivos que marcam essa etapa, assim como outros fatos marcaram as revoluções industriais do passado.

- Tecnologias ligadas às telecomunicações: antenas via satélite, torres de telefonia móvel, cabos de fibra óptica, redes de computadores, satélites, satélites de tv e rádio e tudo que possibilita a velocidade das informações e automaticamente dos capitais e bens.

- Infraestrutura em transportes: mesmo com o incremento das telecomunicações, o transporte é de suma importância nessa etapa industrial.

- Produção agropecuária ligada ao desenvolvimento de práticas vinculadas à pecuária e à agricultura de precisão, que tem sua base na biotecnologia, gerando uma produtividade elevada e baixos custos ao produtor.

- Indústrias com máquinas e equipamentos de última geração que utilizam uma restrita mão de obra, uma vez que o processo produtivo é executado pela robótica, além de todos os setores econômico-financeiros que ingressaram em um profundo processo de modernização em suas funções e procedimentos, a fim de atender as exigências e também competir em um mercado que cada vez é mais forte.

A Terceira Revolução ou Revolução Técnico-científico-informacional tem como base primordial a informação. Essa está ligada ao conhecimento de inúmeras ciências que, com o objetivo de atender os interesses econômicos, estão à disposição dos donos dos meios de produção. Um exemplo disso é o microchip que, apesar de ter na sua composição pouquíssimo material, possui um grande valor agregado, uma vez que para ser concebido foram necessários anos de estudos e pesquisas, e são justamente as informações inseridas no produto que conduzem à essa importante etapa pela qual a sociedade atravessa.


celiamatos227cmatos: obg
Danielfb123: Obrigado
Danielfb123: Grande mas obrigado
samuel2020oficialBr: Obrigado, ajudou bastante. :) :) :) :) :) :) :) :) :) ) :) :)
respondido por: liunanybel
8

Resposta:

A Revolução Técnico-Científica e Informacional, ou mais comumente conhecida como Terceira Revolução Industrial é um marco na história mundial, mais precisamente da Europa e América do Norte, pelas inovações ocorridas em campos onde se empreende uma tecnologia fina:

·Nanotecnologia

·Química

·Telecomunicações

·Robótica

·Meios de transporte

·Transmissões via satélite

·Informática

Entre outros.

Este cenário começa a moldado no período pós Segunda Guerra Mundial, porém, toma notoriedade nos anos 70, até porque as tecnologias passam por um processo de estudo e aperfeiçoamento antes de chegarem às grandes massas.

Em nosso dia a dia muitas atividades foram beneficiadas por essa inovação, como o caso da telefonia móvel, os computadores e seus softwares e a biotecnologia, por exemplo.

Explicação:

BoNs EsTuDoS

Perguntas similares