• Matéria: História
  • Autor: larissabonfim242475
  • Perguntado 6 anos atrás

Quem foi George stinney? Faza um resumo.

Respostas

respondido por: AninhaBoina
0

Resposta:

George Junius Stinney Jr. (21 de outubro de 1929 – 16 de junho de 1944) foi um adolescente afro-americano condenado à pena de morte, em junho de 1944, na cidade de Alcolu, Carolina do Sul. Foi executado aos 14 anos de idade, o que ainda faz dele a pessoa mais jovem a sofrer a pena capital nos Estados Unidos.

A condenação de Stinney e o processo judicial que levou à sua execução permanecem controversos, com suspeitas de parcialidade motivada por racismo. Em 2014, 70 anos após sua execução, a sentença condenatória foi considerada um erro judicial e anulada por um tribunal, por conter inúmeras falhas e inconsistências no processo.

Em 23 de março de 1944, duas meninas, Betty June Binnicker, de 11 anos, e Maria Emma Thames, de 8 anos, andavam de bicicleta à procura de flores. Ao passarem pela casa da família Stinney, perguntaram ao jovem George Stinney e à sua irmã, Katherine, se eles sabiam onde encontrar "flores-da-paixão". Mais tarde, quando as meninas não retornaram para casa, grupos de busca foram organizados, com centenas de voluntários. Os corpos das meninas foram encontrados na manhã seguinte, em uma vala cheia de água lamacenta. Ambas tinham sofrido ferimentos graves na cabeça.

Stinney foi preso algumas horas depois e interrogado por vários oficiais, em uma sala trancada, sem testemunhas além dos agentes. Após uma hora, foi anunciado que Stinney havia confessado o crime. De acordo com a confissão, Stinney tentou abusar sexualmente de Betty enquanto ela catava as flores. Após perder a paciência com a menor que tentava proteger a amiga, ele acabou por matar as duas com uma barra de ferro e atirou os corpos em um buraco lamacento. De acordo com os policias, Stinney aparentemente tinha sido bem sucedido em matar ambas ao mesmo tempo, causando trauma contuso em suas cabeças, quebrando os crânios de cada uma em pelo menos 4 pedaços. No dia seguinte, Stinney foi acusado de assassinato em primeiro grau. O pai dele foi demitido de seu emprego na serraria local e sua família teve que se mudar, temendo por represálias. Mais tarde verificou-se que a tal barra de ferro usada no crime pesava mais de 9,7 kg. Segundo alegações seria altamente improvável que Stinney, um garoto de 40 quilos, fosse capaz de erguer tal peso e ainda tivesse força para golpear e matar as duas meninas ao mesmo tempo. Além disso, os policiais presentes na suposta confissão de Stinney, teriam apresentado informações conflitantes e não teriam qualquer evidência física que corroborasse as histórias.

O julgamento ocorreu em 24 de abril, no tribunal do condado de Clarendon. Após a seleção do júri, o julgamento começou, às 12h30 e terminou às 17h30. Em apenas dez minutos, o júri, composto inteiramente de homens brancos, emitiu o veredito de culpado e a sentença: morte na cadeira elétrica. O advogado de Stinney, Charles Plowden, apontado pelo estado, não contra-argumentou, não convocou testemunhas e tampouco recorreu da sentença. Sob as leis da Carolina do Sul, todas as pessoas com idade superior a 14 anos eram e ainda são tratados como um adulto.

respondido por: lainesantos260oz424g
0

Resposta:

EM 16 DE JULHO DE 1944 GEORGE JUNIUS STINNEY UM ADOLESCENTE AFRO_AMERICANO, FOI CONDENADO ERRONEAMENTE A PENA DE MORTE POR TRIBUNAL RACISTA E DESCRIMINATÓRIO,EM ALCOLU, CAROLINA DO SUL.AOS 14 ANOS DE IDADE, GEORGE FOI A PESSOA MAIS NOVEM ENFRENTAR A EXECUÇÃO NOS ESTADOS UNIDOS.

Perguntas similares