• Matéria: Português
  • Autor: angelicacavitoria
  • Perguntado 6 anos atrás

3 — Declaração da UNESCO sobre a diversidade cultural. — Faça uma pesquisa sobre a Declaração Universal em relação a Diversidade Cultural, aprovada pela UNESCO.

Respostas

respondido por: Saraivajessika
611

A declaração da UNESCO sobre a diversidade cultural foi feita em 2002 tendo como objetivo a proteção dos Direitos humanos das diversidades, ou seja, das minorias sociais

A cultura pode adquirir diversas formas dependendo do tempo e do espaço que está inserida.

Essas diversidades tem sua origem na diversidade de identidades que caracterizam os muitos grupos que compõem as  sociedades humanas.

A diversidade  cultural é necessária para sobrevivência do gênero humano como a diversidade biológica o é para a natureza, ela promove intercâmbios, inovação e criatividade.

Além disto, a diversidade humana constitui  patrimônio comum da humanidade que deve ser protegida, reconhecida e consolidada em benefício das gerações presentes e futuras do nosso planeta.


Heather01123: Vlw ♡
mayconlaureano755: vem fazer carinho no meu cepo de madeira
gui33gameryt: Olha o respeito
gui33gameryt: Vlw garota, resposta perfeita. Parece grande mas está tudo explicado.
OEDVALDOOLIVEIRAARAU: eita
ruancamposdaniel: Mlk ousado esse maycon k k k k k k k
juhfernandes147: Obrigada ☺
respondido por: eraticon
20

Resposta:

O objetivo da declaração é apresentar os princípios adotados sobre a diversidade cultural. Entretanto, antes de apresentá-los, a UNESCO reafirma seu compromisso com os direito humanos, com a promoção e a presenvação da cultura.

A apresentação dos doze artigos adotados se dá por meio da divisão do tema em sub-tópicos, são eles: identidade, diversidade e pluralismo; diversidade cultural e direitos humanos; diversidade cultural e criatividade; diversidade cultural e solidariedade intercional.

A diversidade cultural “constitui o patrimônio comum da humanidade e deve ser reconhecida e consolidada”, por isso a necessidade da sua preservação, garantida pelas políticas púlicas, que buscam garantir também o pluralismo cultural. De modo que promover os direitos culturais é respeitar e promover os direitos humanos.

A declaração busca incentivar uma diversidade cultural que seja acessível a todos, que “garanta a livre circulação das ideias” e que permita as culturas liberdade de expressão e a possibilidade de se fazerem conhecidas.

Como forma de alcançar esses objetivos um plano de ação para a aplicação da declaração é apresentado. São consideradas quinze medidas, que, de forma geral, visam proteger e fomentar a diversidade linguística, promover por meio da educação os

valores positivos da diversidade cultural, aprofundar a discussão internacional sobre o tema, estimular o avanço tecnológico e a produção de conteúdos diversificados, elaborar políticas de presenvação cultural e “ajudar a criação ou consolidação de indústrias criativas nos países em desenvolvimento”.

Perguntas similares