Pesquise e aponte uma maneira da agricultura manter sua produção de forma a não comprometer a saúde da população.
Respostas
Resposta:
Existem três erros bastante comuns quando se pensa em agricultura. O primeiro deles é pensar em agricultura como produção de alimentos. Agricultura também é produção de alimentos, porém, produção agrícola encontra mais mercado, no mundo contemporâneo, na alimentação de animais de abate e no abastecimento fabril. Outro mito comum é o de relacionar agricultura com uma atividade econômica do mundo subdesenvolvido ou em desenvolvimento. Os maiores produtores de alimentos são alguns dos países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e a região que compreende a União Européia. O terceiro e último mito é pensar na agricultura como algo único e simples, sem diversidade. Na realidade, existem diversos modelos produtivos com diversas características únicas que os diferenciam. Vamos a alguns:
Rotação de Culturas
Sistema ligado ao continente Europeu, mas difundido com a colonização de outros territórios, com bastante influência dos invernos rigorosos e dos limites impostos pelo solo. A terra é dividida em unidades e em cada unidade de terra é colocada uma determinada cultura. Além disso, uma unidade de terra fica em repouso, o chamado “pouzio”, para recuperar os nutrientes. A cada safra, as unidades rodam, fazendo com que os nutrientes do solo tenham tempo para se recuperar e não se esgotem.
Agricultura Tradicional
Agricultura bastante influenciada pelos limites do clima e do solo, com baixa produtividade e extensiva. Para aumentar sua produção, precisa incorporar novas áreas, já que possui baixa quantidade de técnica e capital.
Agricultura Moderna
Alta produtividade, bastante ligada ao agronegócio, com muito capital e técnica empregada. Pode ser integrada ao setor de pesquisa e desenvolvimento, aumentando vertiginosamente sua capacidade de produção. Sendo intensiva, este tipo de agricultura pode aumentar a sua produção sem incorporar novas terras.
Mão de Obra Familiar
Conceito ligado à predominância da mão de obra em um determinado estabelecimento rural. Se em uma fazenda, é o núcleo familiar que controla a produção agrícola. Pode ser tanto moderna quanto tradicional, intensiva ou extensiva, capitalizada ou não capitalizada, porém, no Brasil, a realidade de grande parte da mão de obra familiar é de uma agricultura tradicional de subsistência pouco capitalizada e com baixa produtividade.
Plantation
Era o modelo produtivo das colônias, organizada em latifúndios, com mão de obra escrava e voltada principalmente ao mercado externo. Hoje em dia se usa “Plantation” para designar o modelo produtivo agroexportador dos países semi-periféricos, porém, com a ausência da mão de obra escrava.
Agricultura de Jardinagem ou de terraceamento
Agricultura que advém do circuito asiático, voltada predominantemente para a produção de arroz. Utiliza curvas em ângulo para diminuir a erosão superficial laminar – o nome desta técnica é terraceamento – das chuvas e seus movimentos de massa. Utiliza grande quantidade de mão de obra por conta das altas taxas populacionais da região e também emprega quantidade razoável de técnicas.
Explicação:
espero ter ajudado!