• Matéria: História
  • Autor: danielpeixoto4682
  • Perguntado 6 anos atrás

Ao assumir o governo, Getúlio Vargas utilizou se de algumas estratégias que garantiram a sua permanência no poder, durante o governo provisório.Cite quais foram essas estratégias e as decisões tomadas por Vargas para retornar a legalidade constitucional em 1934

Respostas

respondido por: paulaa532
71

A principal estratégia de vargas foi apoiar as classes trabalhadoras criando sindicados e leis trabalhistas.

Getúlio era conhecido como pai dos pobres justamente por ajudar a criar leis que favoreciam as classes menos favorecidas e que algumas permanecem até hoje. Por outro lado era autoritário principalmente quando cria o estado novo.

respondido por: igorvianadeoliveira1
9

Resposta:

Getúlio Vargas iniciou seu governo destituindo governadores e nomeando interventores em seus lugares. Além disso, Vargas dissolveu o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas estaduais e as Câmaras municipais e instaurou um regime de emergência. No campo econômico, reconquistou o apoio dos grandes cafeicultores, a elite derrotada pela revolução, adotando medidas que procuravam recuperar os preços do café no mercado internacional. Para isso, começou a comprar e queimar os excedentes do produto. Vargas instituiu uma nova legislação trabalhista que o transformou num dos presidentes mais populares da história do país. A partir de então, com seu governo fortalecido, ele passou a criar uma nova legislação eleitoral. Em 1932, o governo aprovou o novo Código Eleitoral, que introduziu várias alterações no processo eleitoral (criação da Justiça Eleitoral, instituição do voto secreto, redução da idade mínima dos eleitores, instituição o voto feminino). Com isso, o governo ampliou as possibilidades de participação política, reduziu o poder dos coronéis sobre os eleitores e coibiu as fraudes eleitorais. As eleições para a Assembleia Constituinte foram marcadas para maio de 1933, quando 254 deputados foram eleitos. A Constituição foi promulgada em julho de 1934. Ainda em julho, os constituintes elegeram Vargas presidente da república, para o período entre 1934 e 1938.

Perguntas similares