• Matéria: Português
  • Autor: semtempoirmao67
  • Perguntado 6 anos atrás

4- É possível afirmar que a forma do poema de Caetano Veloso traz algumas semelhanças ao ado-
tado por Camões em Os Lusíadas, isto é, seis oitavas (6 estrofes de oito versos) em decassilabo
(10 sílabas poéticas), cuja tônica cai na sexta sílaba, mais um refrão em redondilha maior ou hep-
tassilabo(sete silabas poéticas), composto de um distico que intervém a casa duas oitavas. Nessa
medida, Caetano Veloso, poeta contemporâneo do Brasil estabelece um diálogo com Camões, poeta português do período renascentista na fase do classicismo.

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que se ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Quais são os aspectos da poesia de Camões que podem ser percebidas na letra de música de Caetano Veloso, sabedores de que essa fase da literatura portuguesa na qual a poesia não encontra harmonia entre a vida ideal marcada pela busca do amor e a realidade concreta, onde pode predominar o desajuste entre o que se deseja e o que se consegue?​

Respostas

respondido por: chimyoonniah
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Resposta:

Tanto a música como a poesia, fazem uso de figuras de linguagem, e representam um sentimento que parece ser impossível e complicado (amor)

Explicação:

Espero ter ajudado! ( deixa um coração por favor)

respondido por: raffasiilveira
2

Tanto a música com a poesia se valem de aspectos semelhantes em suas construções. Ambas são formas de expressão artística que podem vir a demonstrar os sentimentos de seus autores/compositores.

Há nas obras de Caetano Veloso e de Luís de Camões a utilização de figuras  de linguagem e a representação do impossível e do complexo, da expressividade e e do desejo.

Há também a questão estrutural, onde ambas as obras são escritas em versos com padrões definidos e recorrentes, cada um a sua própria maneira.

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