1- O que são placas litosfericas?
2- Consultando o mapa das placas litosfericas apresentado neste Plano de Estudo respon
al Em quals placas litosfericas ha afastamento, colisão e deslizamiento?
b) O que esses movimentos podem acarretar?
c) Em qual placa litosférica se localiza o Brasil?
d) Nosso país está próximo ou distante das bordas da place?
Respostas
Resposta:
As principais Placas Tectônicas. As placas tectônicas diferenciam-se no tamanho e forma e estão em constante movimentação. Elas podem apresentar movimentos divergentes ou convergentes. A camada externa e sólida da Terra é formada por gigantescos blocos, denominados placas tectônicas ou placas litosféricas.
2-
a)De acordo com a teoria tectônica de placas, as placas litosféricas deslizam e às vezes colidem entre si em uma velocidade que oscila entre 1 e 10 cm/ano. Os movimentos realizados por elas são distintos e variados.
Os principais:
→ Movimento de convergência
Ocorre quando duas placas se chocam e a borda de uma fica debaixo da outra até chegar ao manto.
→ Movimento de afastamento
Consiste no distanciamento entre duas placas, formando uma lacuna que é preenchida com fragmentos de rochas oriundas do manto em estado líquido.
→ Movimento de colisão
Corresponde ao choque entre duas placas litosféricas, as camadas de rochas elásticas que dão origem às cadeias de montanhas, em diversas vezes vulcânicas, com essa característica de formação temos as cordilheiras dos Andes e o Himalaia.
→ Movimento de deslizamento
É responsável, em certos casos, pelos abalos sísmicos, ocorre pelo fato de uma placa se locomover sobre a outra.
b)O tectonismo – também conhecido como o movimento das placas tectônicas – exerce transformações que podem ser diretamente percebidas pelas pessoas na superfície terrestre, tais como os terremotos, a movimentação dos continentes, a formação dos vulcões e também o surgimento das montanhas.
c)Placa Sul-Americana
O Brasil está localizado no centro da Placa Sul-Americana, que possui uma extensão de 43,6 milhões de quilômetros quadrados e, aproximadamente, 200 quilômetros de espessura. Essa placa tectônica se desloca para oeste, se afastando da Dorsal Mesoatlântica e se aproximando das Placas de Nazca e do Pacífico
d)O Brasil se localiza quase no meio de uma placa tectonica, a laca Sul-Americana e por isso os fenomenos naturais como vulcões, furacões, tsunamis entre outros não são vistos por aqui, o Brasil, por ser um país tropical e estar no centro de uma placa tectônica com 200 quilômetros de espessura, não sofre com grandes catástrofes causadas por fenômenos naturais