• Matéria: ENEM
  • Autor: celiacost929
  • Perguntado 6 anos atrás

A questão social e suas múltiplas manifestações são fruto das contradições entre as classes sociais: burguesa X proletária, próprias da sociedade capitalista, com as sequelas que aparecem na constituição do capitalismo monopolista. SIKORSKI, D.; CUNHA, M. C. A. de B. Questão social na contemporaneidade. Maringá: UniCesumar, 2016 (adaptado). Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos sobre questão social, analise as afirmações a seguir: I. A questão social está diretamente relacionada com o processo de formação e desenvolvimento da classe trabalhadora e sua inserção no contexto político. II. A questão social não se refere as desigualdades geradas pelo modo de produção capitalista. III. As expressões da questão social, na realidade brasileira, evidenciam-se no capitalismo concorrencial. É correto o que se afirma em:

Respostas

respondido por: gemohen334
1

Resposta:

A primeira afirmativa é verdadeira, pois a realidade subjetiva e da classe trabalhadora (assim como de todas as outras) se relaciona de modo integral com a questão social, que influencia fortemente esta realidade.

A segunda afirmativa é falsa, pois a questão social se refere à totalidade da realidade social, de modo que as desigualdades inerentes ao modo de produção afetam diretamente a capacidade dos indivíduos de resolvê-las.

A terceira afirmativa é verdadeira, pois o modelo capitalista concorrencial determina a nossa sociedade e, consequentemente, determina a questão social e as interações entre sujeitos.

Explicação:

Perguntas similares