Respostas
Resposta:
Meritocracia significa que todo indivíduo é capaz de prosperar somente com suas capacidades sem precisar da ajuda da sociedade, Estado ou família.
É um sistema que privilegia as qualidades do indivíduo como a inteligência e a capacidade de trabalho, e não sua origem familiar ou suas relações pessoas.
As cotas raciais são reservas de vagas para determinados segmentos minoritários da população, como pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas e pessoas com necessidades especiais. No caso da atribuição das cotas para ingresso em cursos de graduação em universidades públicas federais, além da origem étnico-racial, o candidato à vaga reservada deve ter cursado todo o seu ensino médio em escolas públicas.
Dessa maneira, as universidades públicas oferecem um duplo sistema de cotas: uma parcela da reserva de vagas destina-se a estudantes de escola pública, independentemente da origem étnico-racial, e a outra parcela destina-se a estudantes de escola pública que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas.
Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como saúde, segurança, saneamento etc.
Explicação:
Resposta:
Meritocracia quando você alcança algo com seu esforço ou seja pode levar um.tempo mais voce consegue....cotas raciais exige comprovação de que a pessoa e afro descendente e com isso pode ter algum privilégio na hora de concorrer aum cargo....vagas em faculdades..e concursos e muito comum ter estas cotas.
Desigualdade e quando duas pessoas neste exemplo concorrem um um concurso e uma pessoa fica bem colacada e como ecemplo vou usar a cota racial .e um afro descendente que fia mal colocado e chamado antes....isso seria desigualdade