Redação dissertativo agumentativo sobre o tema:
Cotas universitarias: retrocesso ou inclusão
Minimo 20 linhas
ME AJUDEM PFV!!!!
Respostas
De acordo com a ciência, nós seres humanos não somos divididos em raça, pois este termo é inexistente quando se trata de pessoas. Mas a tendência de tratar o negro como inferior ainda é grande, e a possibilidade destes terem menores condições financeiras só aumenta o preconceito racial que possam chegar a sofrer. A pobreza, em conjunto com a educação precária, dificulta o acesso dos negros, em sua grande maioria pobres, a terem acesso ao ensino superior. Isso só mostra que o sistema ainda é muito falho e que ele precisa urgente de melhorias.
Foi instalado o sistema de cotas nos processos seletivos para o ingresso em universidades, isso facilita a entrada de alunos vindos de escolas públicas, negros e índios. Com isso, a seleção meritocrática, que restringia o acesso à alunos que sempre tiveram uma educação privilegiada, foi reduzida.
Para muitos, estudantes que entram em universidades através das cotas só confirmam que são menos capazes que estudantes de ampla concorrência e que isso colocará em risco a qualidade da pesquisa acadêmica e o nível do ensino. Mas segundo estudos realizados em 2003 pela Universidade de Campinas(Unicamp) e pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro(UER), os alunos cotistas mostraram um maior desemprenho que os de ampla concorrência e a taxa de desistência total entre cotistas foram baixas, pois quem entra por meio de cotas tende a valorizar mais a sua vaga.
O sistema de cotas é um meio de inclusão necessário, mas deve ser temporário. Para que não seja mais necessárias as cotas sociais, é preciso que o governo melhore a qualidade de ensino no Brasil, começando na base escolar(ensino fundamental I), que haja melhoria nos programas sociais existentes, assim o estudante terá uma maior possibilidade de se dedicar aos estudos. Já as cotas raciais é uma ação afirmativa que será necessária até a população racista aprender que negros e índios não são uma raça inferior. Para que isso aconteça é preciso uma maior exposição na mídia sobre o assunto, e de que negros ainda são minoria nos corredores das universidades. A inclusão de palestras e aulas sobre etnias nas escolas, também é um fator importante, mas além disso é necessário que famílias elitistas mudem seu posicionamento em relação a cor da pele, que comecem a enxergar todos com igualdade, com isso não passarão para os seus filhos a ideia de que lugar de negro é na senzala