Com a Pax romana e os êxitos da expansão, o Império Romano, entre os séculos I e II, presenciou um período de estabilidade e desenvolvimento que impactou sua sociedade. Leia o texto a respeito desse período e, em seguida, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. A maioria dos habitantes do mundo romano era formada de homens livres. Entretanto, enquanto duraram as conquistas, o número de escravos não cessou de aumentar. Havia provavelmente vários milhões deles no Império em seu conjunto, nos séculos I e II d.C. Em Roma, com o crescimento do Império, os libertos passaram a ter uma situação à parte, pois alguns deles tornaram-se funcionários públicos e atingiram os mais altos postos do Estado. Outros enriqueceram no comércio, de modo que alguns libertos chegaram a participar da aristocracia, ainda que não tivessem certos direitos, como a possibilidade de serem eleitos para algum cargo. FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma: Vida pública e vida privada – Cultura, pensamento e mitologia. Amor e sexualidade. São Paulo: Contexto, 201., p. 95. A Durante o período retratado no texto, a sociedade romana passou a ser composta também de um grande número de ex-escravizados. Verdadeiro Falso B O crescimento do Império Romano permitiu que homens libertos trabalhassem no comércio e em funções públicas. Verdadeiro Falso C Em seu período de crescimento, o Império Romano deixou de ter escravizados. Verdadeiro Falso D Além de estabilidade e desenvolvimento, o Império Romano alcançou sua maior extensão territorial, favorecendo a continuidade da escravização de prisioneiros de guerra. Verdadeiro Falso E A maior quantidade de escravizados não gerou consequências para aqueles que já estavam sob essa condição e viviam há mais tempo em Roma. Verdadeiro Falso
Respostas
A sequencia correta é: V - V - F - V - F.
Analisando:
A - Verdadeira: Durante o período retratado no texto, a sociedade romana passou a ser composta também de um grande número de ex-escravizados. → A maioria dos habitantes do mundo romano era formada de homens livres.
B - Verdadeira: O crescimento do Império Romano permitiu que homens libertos trabalhassem no comércio e em funções públicas.
→ Com o crescimento do Império Romanos alguns libertos se tornaram funcionários públicos e outros ficaram ricos enriqueceram no comércio.
C - Falsa: Em seu período de crescimento, o Império Romano deixou de ter escravizados.
→ O número de escravos não parou de aumentar enquanto as conquistas duraram.
D - Verdadeira: Além de estabilidade e desenvolvimento, o Império Romano alcançou sua maior extensão territorial, favorecendo a continuidade da escravização de prisioneiros de guerra.
→ Os escravos, enquanto prisioneiros de guerra, faziam com que os governantes tivessem grande e constante empenho na conquista de novos povos e territórios.
E - Falsa: A maior quantidade de escravizados não gerou consequências para aqueles que já estavam sob essa condição e viviam há mais tempo em Roma.
→ Os maus-tratos se intensificaram.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A resposta que outra pessoa deu aqui, está correta, as alternativas são: A, B e D ou pelo menos no meu caso é: 01, 02 e 08
Explicação:
é isso tomara que minha resposta tenha te deixado confiante que a outra resposta que tem aqui está correta beijos