Respostas
Resposta: Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 21 de junho de 1839 e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. Era mestiço, filho de um mulato carioca, pintor de paredes, e de uma imigrante açoriana. Machado de Assis era de origem humilde, freqüentou apenas a escola primária, pois precisou trabalhar desde a infância, perdeu a mãe muito cedo, pouco se sabe sobre sua infância e início da juventude.
Empenhou-se em aprender, mesmo sem ter acesso a cursos regulares, aprendeu francês, inglês e alemão, sempre como autodidata.
Trabalhou como tipógrafo na Imprensa Oficial, estreou na literatura com 15 anos, em 1855, com a publicação do poema “Ela”, na revista Marmota Fluminense.
Em 1869, casou-se com Carolina Xavier de Novais, uma senhora portuguesa de boa cultura com quem viveu até a morte.
Trabalhou como cronista, contista, poeta e crítico literário, assim foi reconhecido como intelectual. Como funcionário público alcançou alta posição e desfrutou de consideração social. Amparado por uma carreira burocrática o escritor pôde se entregar totalmente à vocação de ficcionista.
Sua obra foi variada e extensa, dela se destaca o Machado Assis contista e romancista. Essas podem ser divididas em dois grupos: Ao primeiro grupo pertencem Ressurreição, Helena, A mão e a luva, Iaiá Garcia, essas obras apresentam características do romance do século XIX. Sua obra Memórias Póstumas de Brás Cubas marcou o início do realismo no Brasil. Essa obra marcou o início do segundo grupo de produção. É a partir dessa obra que ele revela seu grande talento para a análise psicológica de personagens.
Machado de Assis tornou-se o contista mais excepcional da língua portuguesa e um dos poucos romancistas brasileiros de interesse universal. As suas mais representativas obras foram traduzidas para diversas línguas, nesse grupo incluem-se Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires.
Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, foi eleito presidente da instituição, cargo que ocupou até sua morte. É fundador da cadeira nº 23, seu grande amigo, José de Alencar, foi escolhido para ser seu patrono.
A Academia Brasileira de Letras também é chamada de Casa de Machado de Assis, devido à sua importância.
Resposta:
Conselheiro Vale era um homem rico, e tinha um caso amoroso com uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul, ela tinha uma filha, Helena, a qual ele perfilha.
Conselheiro Vale morre, e em seu testamento ele alegava que Helena era sua filha e que ela devia tomar seu lugar na família, todos acreditam nisso, porém Helena sabe que não é verdadeiramente sua filha, mas na sua ânsia de ascender socialmente acaba aceitando isso.
A princípio, D. Úrsula reage com um certo preconceito à chegada de Helena, mas no decorrer da narrativa ela vai ganhando o amor de D. Úrsula, Estácio porém, era um bom filho, e faz a vontade do pai sem indagar nada.
Dr. Camargo acha aquilo um absurdo, pois ele queria casar sua filha, Eugênia, com Estácio para que eles se tornassem ricos às custas do dinheiro de Estácio, e mais um familiar só iria diminuir a parte da herança de Estácio.
Helena toma seu lugar na família como uma mulher de fibra, uma verdadeira dona de casa, cuida muito bem de sua nova família, dirige a casa melhor do que D. Úrsula o fazia, e impressiona não só a família como toda a sociedade em geral, porque além de ser uma mulher equilibrada como poucas que existiam, era linda, sensível e rica.
Explicação:
Só ficou um pouco grande, me desculpe