O poeta Jorge de Lima é representativo da segunda geração modernista da literatura brasileira. Após analisar as proposições abaixo acerca dos recursos expressivos que constroem a imagem da mulher proletária de seu poema em evidência. Coloque V (verdadeiro) e F (Falso) ( ) O trocadilho entre “prole” e “proletária” assinala a função social da mulher no contexto do poema. ( ) A gradação na segunda estrofe aponta para a submissão da mulher e para a salvação do ho- mem operário. ( ) Os dois últimos versos na primeira estrofe constituem eufemismos das ideias de mortalidade e de trabalho infantil. ( ) As metáforas “fábrica” e “máquina humana” são, de certo modo, desveladas pela construção parentética “fabrica filhos”. ( ) Os últimos versos do poema sugerem que o trabalho da mulher pode levar sua família à as- censão social.
Anexos:
annyelliefpp:
Me ajudem por favor
Respostas
respondido por:
271
1. Verdadeiro. O trocadilho “prole” e “proletária” foi essencial para que a função social da mulher no contexto retratado no poema fosse estabelecida.
2. Verdadeiro. A gradação presente na segunda estrofe exalta a posição de submissão que apresenta a mulher.
3. Verdadeiro. O eufemismo é muito empregado em poemas e poesias, a fim de suavizar termos que seriam considerados mais grosseiros diante das obras.
4. Verdadeiro. As metáforas citadas foram utilizadas para aproximar a figura feminina da ideia de figura reprodutora.
5. Falso. Incorreto. Os últimos versos corroboram com a ideia da limitação feminina como preconceito.
respondido por:
23
Resposta:
Explicação:
A primeira ,o trocadilho, confia
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás