• Matéria: Sociologia
  • Autor: cleusaalmedairac
  • Perguntado 6 anos atrás

- O racismo estrutural produz um ambiente hostil para a população negra e muitos são os obstaculos para que ela consiga construir uma vida digna e segura. De acordo com a sua leitura deste
capitulo, escreva o que voce entende como sendo o principal objetivo da política de cotas (reserva de vagas) para pessoas negras, Indigenas, de baixa renda e vindas da escola pública nas universidades públicas do pais. Se necessario, faça uma pesquisa a respeitos das cotas para responder
a essa questão​


FredG: conseguiu fazer?

Respostas

respondido por: alanalves552ns
231

Resposta:

Por um período muito longo, a sociedade elitista brasileira se nega discutir um novo perfil de sociedade. É tardio o entendimento desta de que é impossível um país crescer, perpetuando todas as formas de desigualdades. Porém, na sociedade atual são nítidas essas formas, que não é meramente por questões: econômicas, sociais, étnicas ou culturais.

No Brasil, vivemos uma política extremamente racista e preconceituosa, muito mais forte na questão racial do que em qualquer uma outra; exemplo: nossa sociedade nunca se manifestou contrária a nenhuma política direcionada, como para: mulheres, indígenas, idosos, adolescentes, deficientes. Mas hoje, o que está em pauta são as cotas raciais (diga-se de passagem, que o movimento negro brasileiro sempre tem suas reivindicações divididas com outros setores) ”para uma sociedade que se diz não ser racista e discriminatória”. É bastante contraditório ir contra as cotas, mesmo esta sociedade sabendo que historicamente que o negro foi neste país o único a sofrer todos os percalços; pejorativos e depreciativos desde a \”abolição\” da escravatura no Brasil, inclusive com criação de instituição específica para sua marginalização, que é o caso da Polícia Militar. E é fato, que a discussão sobre as cotas está posta desde sua adesão pelo Estado do Rio de Janeiro em 2001/2003. Por mais que nossa mídia tenha incitado a população com suas falácias, ela está aí, está em algumas universidades, está no Congresso e na pauta do Palácio do Planalto. Por isso, o parabenizo pela iniciativa de trabalhar na construção do que é imperativo para a construção de uma sociedade mais justa e igual. Que venha a adequação no sistema de seleção, Vestibular, Provão e etc….

Explicação:


joaozinhodopedefeija: Dava pra fazer maior não? P*rra né
kaianesantos632: ta achando ruim é so nao copiar
kaianesantos632: além dela ajudar ainda ta achando ruim
respondido por: Matheusieti
587

As cotas raciais tem uma grane importância pois elas buscam de uma maneira mínima igualar as condições que não são apenas étnicas em relação as diferenças na sociedade.

Utilizando a população negra como um bom exemplo, observamos a necessidade de cotas pois além dos negros ao longo da história terem sito explorados, os negros ficaram atrasados em relação ao processo de avanço econômico e social devido a urbanização, o que remete as características tradicionais e a importância deles serem introduzidos no campo universitário para estudar e conquistar uma formação.

Perguntas similares